Prefeitura de Ribeirão Pires fortalece ações sociais | Diário Regional

Prefeitura de Ribeirão Pires fortalece ações sociais

19/04/2017 6:45
Print Friendly

Administração municipal inaugurou nova sede do Fundo Social de Solidariedade. Foto: Mariana Rodrigues/PMRPO baixo desempenho econômico do Brasil impactou diretamente a vida de milhares de brasileiros, com implicações na renda das famílias. A condição da população socialmente mais vulnerável ganhou ainda mais peso neste cenário, exigindo do Poder Público e de entidades do terceiro setor novas proposições e medidas.

Em Ribeirão Pires, além das ações de estímulo à economia e às vocações locais, como o turismo, somadas a oferta de cursos de qualificação profissional e orientação sobre o mercado de trabalho, a prefeitura trabalha para aprimorar o trabalho social promovido.

Exemplo disso foi a integração do atendimento realizado pelo Fundo Social de Solidariedade Municipal e do Centro de Formação Profissionalizante Professor Paulo Freire. No início deste ano, a entidade ganhou nova sede, no mesmo local onde há anos a prefeitura oferece cursos de formação profissional.

“Estamos estendendo as mãos àqueles que mais precisam de auxílio, ajudando em questões urgentes e fundamentais como a alimentação. Buscamos ir além, incentivando os moradores assistidos pelo município ou por entidades sociais a se qualificarem, adquirirem novos conhecimentos, para ter melhores condições de gerar renda para suas famílias”, explicou a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires, Flávia Dotto.

Cursos

Por meio da parceria entre a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e o Fundo Social, a prefeitura oferece, neste semestre, cursos de padaria artesanal, informática, informática para a Melhor Idade, corte e costura, além de corte e escova, atendendo cerca de 170 alunos em 13 turmas. Parceria com o CAMP SBC também possibilita a formação de jovens da cidade no local.

Entre os matriculados nos cursos está Andrea Vasconcelos Baptista de Souza, 29 anos. A moradora do Santo Bertoldo participa das aulas do 2º módulo de corte e costura do Centro de Formação. “Sempre gostei da área de serviços manuais. O curso amplia nossos horizontes”, afirmou Andrea, que trabalha atualmente com a produção e venda de artesanato.

Outra medida que garantirá mais fôlego às ações sociais da cidade é a formação do Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade municipal. O grupo, eleito em março deste ano, terá como objetivo trabalhar pelo fortalecimento de vínculos afetivos e socioeconômicos das famílias em risco de vulnerabilidade social.

“O Conselho nos auxiliará a determinar as ações prioritárias a serem desenvolvidas em atendimento aos que mais precisam de apoio. Com isso, teremos processos cada vez mais transparentes e poderemos ampliar o alcance dos projetos realizados pelo Fundo Social de nossa cidade”, destacou Flávia Dotto.

No último dia 10, a prefeitura completou cem dias sob nova gestão. Neste período, as campanhas de arrecadação e doação de donativos totalizaram 2.700 peças de roupas e mais de uma tonelada de alimentos arrecadados e doados pelo Fundo Social a entidades da cidade. Parcerias estão sendo fortalecidas e criadas para ampliar o alcance das atividades sociais em Ribeirão Pires.

Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: