Ribeirão Pires reúne mais de dois mil alunos em comemoração aos 63 anos | Diário Regional

Ribeirão Pires reúne mais de dois mil alunos em comemoração aos 63 anos

19/03/2017 14:03
Print Friendly

Desfile Cívico e apresentações culturais celebram o aniversário da Pérola da Serra. Foto: Gabriel Mazzo/PMRP

Hoje, 19 de março, a Estância Turística de Ribeirão Pires comemora seus 63 anos, com diversas atividades em celebração à data. A partir das 9 horas, teve início o Desfile Cívico com a participação de autoridades, munícipes e instituições municipais.

A abertura do evento ficou por conta do Corpo de Bombeiros, da 2ª Cia da Polícia Militar, da Polícia Militar Rodoviária de Riacho Grande, da Polícia Civil e da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Pires. As corporações apresentaram à população as viaturas e o contingente utilizados em serviços prestados à segurança pública do município.

As 33 Escolas Municipais envolveram cerca de 2500 alunos no evento. Cada escola homenageou fatos ou locais importantes na história da cidade. A E.M Lavínia Figueiredo Arnoni, localizada na Vila Mortari, desfilou com o tema “Moinho de trigo Fratelli Maciotta e Fábrica de Sal”.

O munícipe, Carlos Rene, de 42 anos, pai de Gabriel Antunes Lopes, de seis anos, afirmou que para as crianças é necessário trabalhar o sentimento de carinho pela Estância. “O desfile cívico ensina o que é cidadania e a criança desenvolve o amor e o cuidado pela cidade”, afirma o pai.

A moradora Cristina do Nascimento Bujé, de 35 anos, também acredita na importância do evento para o desenvolvimento dos filhos. “Acho muito necessário a realização do desfile cívico e defendo a realização em todos os anos. Meu filho é componente da fanfarra da escola e se dedica muito nesta época para realizar a sua apresentação, isso ajuda na socialização com a família e com os colegas”, explica. Cristina Bujé é mãe dos alunos Milena Cristina do Nascimento Bujé, de 13 anos e Kaique do Nascimento Bujé, de 11 anos.

Participaram também do Desfile Cívico a Associação Nipo-brasileira Kaikan; o CRI – Centro de Referência do Idoso; Academias esportivas e de dança do município; Jeep Clube; entre outras instituições municipais e convidados.

Desfile Cívico e apresentações culturais celebram o aniversário da Pérola da Serra. Foto: Gabriel Mazzo/PMRP

                                                                                  Escolas preparam homenagens para a história da cidade

Trabalhando em sala de aula assuntos como água, meio ambiente, pontos turísticos e a história da cidade, alunos e professores desfilaram em alas temáticas ao longo da manhã de celebração ao aniversário, homenageando Ribeirão Pires.

Representando a imigração italiana, o aluno do 5º ano da Escola Municipal Manoel Baptista da Silva, Michael Álex Souza Silva, de nove anos, se animou ao contar que sobre os ensaios e participação. “Foi ótimo participar, porque nós aprendemos história da nossa cidade”, declarou o garoto.

Homenageando a Pedra do Elefante e a Gruta Granítica, patrimônios ambientais de Ribeirão Pires, as professoras da Escola Municipal Amauri do Nascimento, do Jardim Santana, se organizaram para marcar o desfile com a cor rosa. “Fizemos uma votação entre as professoras para escolher uma cor que se destacasse entre todos os participantes e decidimos pelo rosa para chamar atenção sobre o meio ambiente”, explicou a diretora, Jane Lúcia Santos.

Também marcando a história da cidade, o Hospital de Ribeirão Pires esteve homenageado em uma das alas temáticas. Crianças de três anos entraram junto aos professores nesta ala que veio uniformizada de branco. “O mais importante é nos reunirmos para não deixar que a história se perca com o tempo”, afirmou a professora Vanessa Aline da Silva.

As atividades em celebração aos 63 anos de emancipação política de Ribeirão Pires encerra no dia 31 de março, próxima sexta-feira, com o evento de entrega de novos equipamentos e materiais de trabalho para a Guarda Civil Municipal, na Vila do Doce, às 16 horas.

Confira a programação completa no site www.ribeiraopires.sp.gov.br ou pelo Facebook oficial da Prefeitura de Ribeirão Pires

 

 

 

Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: