Sobremesas com arroz: nutritivas, gostosas e fáceis de preparar | Diário Regional

Sobremesas com arroz: nutritivas, gostosas e fáceis de preparar

08/03/2017 6:05
Print Friendly

Fundamental para muitas cozinhas no mundo todo e cultivado há pelo menos sete mil anos no Japão, o arroz se destaca pela versatilidade já que pode ser utilizado tanto para entradinhas, pratos principais e até sobremesas como, por exemplo, o arroz doce, que hoje tem variações de preparo. “Combinado com canela, cravo, raspas de limão e frutas, o grão tem feito sucesso nos pratos doces, entre eles o arroz doce, bolos e pudins”, ressalta Vitor Fujisawa, Marketing da Broto Legal.

Além de saboroso, o arroz possui nutrientes essenciais para a saúde. É fonte de energia, ajuda no colesterol por não ter gorduras nocivas, por ser pobre em sódio é excelente para hipertensos, previne o câncer, faz bem para a pele e é rico em vitaminas e minerais como a vitamina D, cálcio, ferro e fibras, além de controlar a glicose por meio do amido.

Confira abaixo opções de receitas fáceis e saborosas para fazer com o grão preparadas pela Broto Legal. “A maioria das receitas podem ser feitas com o arroz já preparado, excelente para aproveitar as sobras do almoço ou do jantar”, ressalta Fujisawa.

 

Arroz-Doce com Maçã e Morango

Serve 8 pessoas

Tempo de preparo: 45 minutos

 

Ingredientes:

– 2 maçãs vermelhas pequenas sem casca

– 2 colheres (sopa) de suco de limão

– 4 colheres (sopa) de Arroz Broto Legal

– 2 ½ xícara (chá) de leite integral

– ½ limão (só a casca) ralada

– 3 colheres (sopa) de açúcar

– 1 morango sem o cabo, cortado ao meio

– 1 copo de iogurte natural

 

Modo de Preparo:

Pique as maçãs em cubos e regue com o suco de limão. Em uma panela, leve ao fogo o arroz, o leite e as raspas de limão até ferver. Abaixe a chama e deixe cozinhar até o arroz ficar macio e ter absorvido a maior parte do leite. Retire do fogo e adicione 1 colher de açúcar e espere esfriar.

Em outra panela, cubra a maçã com água fria e cozinhe até ficar macia. Acrescente o morango e deixe ferver por 3 minutos, sem mexer. Retire do fogo, junte o aç~ucar restante e mexa delicadamente. Leve à geladeira por 1 hora. Enquanto isso, junte o iogurte ao arroz cozido e deixe-o gelar por 1 hora. Monte as taças com uma camada de arroz doce e outra com as frutas. Decora com a casca de limão e sirva.

Foto: Divulgação

 

Bolo de Arroz Cítrico

Tempo de preparo: 35 minutos

 

Ingredientes para a Massa:

– 12 colheres (sopa) de arroz Broto Legal cozido
– 1 copo de leite

– 5 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (sobremesa) de fermento em pó
– raspas de 1 laranja e 1 limão

Ingredientes para a Calda: 
– suco de 1 laranja
– suco de 1 limão
– 1 copo de água
– 2 colheres (sopa) de açúcar

 

Ingredientes para a Cobertura:
– suco de ½ limão

– 1 lata de creme de leite bem gelada
– 2 colheres (sopa) de açúcar
Modo de Preparo:

Massa: Bata no liquidificador os ovos, arroz, leite e açúcar e misture em uma tigela com a farinha e fermento. Em seguida, acrescente as raspas do limão e laranja, mexa, despeje em uma forma untada e leve ao forno moderado.

Cobertura: Bater o creme de leite gelado com o suco de limão e o açúcar até o ponto de suspiro. Após o bolo assar, cubra com a cobertura e salpique as raspas de limão e laranja.

Calda: Misture os ingredientes e leve ao fogo para dar liga. Despeje no bolo fatiado antes de servir.

Foto: Divulgação

 

Arroz Doce de Chocolate

 

Ingredientes:

– ½ xícara (chá) de arroz Broto Legal

– 3 xícaras (chá) de água

– 500ml de leite

– 4 gemas

– 4 colheres (sopa) de chocolate em pó

– 2 ½ xícaras (chá) de açúcar

– 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha

 

Modo de Preparo:

Leve o arroz com a água ao fogo baixo e deixe ferver e secar. Liquidifique o leite com o açúcar, o chocolate, as gemas e a essência de baunilha. Junte ao arroz cozido e volte ao fogo médio, mexendo e raspando o fundo (use panela com teflon) de tempos em tempos. O doce vai ficando mais consistente e começam a aparecer os grãos de arroz, conforme o leite vai evaporando. Você pode escolher o ponto do doce, se prefere mais ralo ou mais encorpado. Distribua em taças, decore e sirva.

Foto: Divulgação

 

Pudim de Arroz

Rende 12 porções

Tempo de preparo: 1 hora

 

Ingredientes do Pudim:
– 1 xícara (chá) de arroz Broto Legal cru
– ½ xícara (chá) de açúcar
– 5 xícaras (chá) de água

– 1 xícara (chá) de suco de laranja ou limão

– 1 colher (sopa) de casca de laranja ou limão ralada

– 5 colher (sopa) de farinha de trigo

– 3 ovos

– 6 unidades de cravo
– canela em pau a gosto

Ingredientes da Calda:
– 2 xícaras (chá) de açúcar
– 1 xícara (chá) de água

 

Modo de Preparo:

Cozinhe o arroz juntamente com o açúcar, a água, o cravo e a canela. Depois de cozido coloque as cascas de laranja ralada, tampe a panela e deixe esfriar. Bata no liquidificador a farinha, os ovos e o suco de laranja. Em seguida, acrescente o arroz e bata até ficar homogêneo. Para a calda, leve ao fogo o açúcar até dourar, acrescente a água e deixe dourar. Unte uma assadeira com a calda de açúcar, despeje a mistura e leve ao forno.

Foto: Divulgação

Beijinho de Arroz

 

Ingredientes:

– 100g de arroz branco Broto Legal

– 390g de leite condensado

– 40g de manteiga

– 40g de coco ralado

– Coco ralado para decorar

 

Modo de Preparo:
Em uma panela cozinhe o arroz normalmente sem nenhum tempero e reserve. Em outra panela coloque o leite condensado, a manteiga, o coco ralado e o arroz. Cozinhe até o doce começar a se soltar do fundo da panela. Antes de servir, enrole e polvilhe com o coco ralado.

Foto: Divulgação

Fonte: Broto Legal

Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: