Festa do Pilar de Ribeirão Pires atrai 50 mil | Diário Regional

Festa do Pilar de Ribeirão Pires atrai 50 mil

06/05/2014 10:34
Print Friendly

Sérgio Reis foi a atração principal na sexta-feira / Foto: Gabriel Mazzo / PMETRPRIBEIRÃO PIRES – A 78ª edição da Festa de Nossa Senhora do Pilar de Ribeirão Pires reuniu mais de 50 mil pessoas em quatro dias de evento. A programação foi destaque dos festejos, promovidos pela Prefeitura entre os dias 1º e 4 de maio, em comemoração aos 300 anos da Igreja de Nossa Senhora do Pilar. Artistas da região compartilharam o público com grandes nomes da música brasileira, como Sérgio Reis, que se apresentou na sexta-feira; Teodoro & Sampaio, que foi atração principal no sábado; e Almir Sater, que encerrou a série de shows musicais no domingo.

No primeiro dia do evento, além das missas campal e na capela, cavalgada e romaria relembraram tradições da festa. “Nossa ideia era justamente resgatar as raízes do evento e valorizar a cultura e a história de nossa cidade e da região”, explicou o secretário de Cultura e Turismo de Ribeirão Pires, Sandro Aparecido Cassiano.

Entre os devotos estavam os netos de José Obeda – que, de acordo com os registros históricos, foi o organizador das primeiras festas em homenagem a Nossa Senhora do Pilar. “O evento mantém viva a história da Igreja. É importante que a festa seja realizada e o patrimônio, bem cuidado, para que não caiam no esquecimento”, opinou um dos netos de Obeda, José Negri, 73 anos, que participa do evento todos os anos desde seu nascimento. “É uma tradição que começou com meu avô. Gosto muito de vir e estarei por aqui até quando puder.”

Maria Lucia Carlos, 66 anos, também neta de Obeda, veio de Peruíbe, onde mora, para quebrar o jejum de 30 anos sem participar da festa. “Tinha 7 anos quanto comecei a vir. Todos os dias 1º de maio eram de festa. A família vinha de caminhão e fazíamos piquenique ao lado da Capela”, lembra. “Acho que meu avô se identificou com Nossa Senhora do Pilar, que assim como ele é da Espanha. Desde a primeira festa, ele trouxe filhos e netos para cá. O evento agora já tem raiz”, afirmou.

Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: