Mulheres agora são maioria no comando do Mercado do Rudge Ramos, referência em compras | Diário Regional

Mulheres agora são maioria no comando do Mercado do Rudge Ramos, referência em compras

30/04/2014 10:41
Print Friendly

O Dia do Trabalho, comemorado em 1º de maio, é motivo de festa para todos os trabalhadores, mas para seis mulheres do Mercado Municipal Hélio Masini, no Bairro Rudge Ramos, em São Bernardo, a data terá sabor diferente neste ano. Elas agora são maioria na associação que dirige o tradicional centro de compras e assumiram a responsabilidade exatamente no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.

Sonia, Daniela, Sandra, Marilene, Eliane e Cecília dividem a administração do mercado com outros quatro permissionários. “Aqui tratamos tudo de igual para igual, mas com jeitinho feminino. As mulheres têm maneira especial em lidar com problemas, sabemos dialogar e cobrar”, defende a presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Municipal de Rudge Ramos, Sonia Yara Centurion Marcello.

A responsabilidade das seis mulheres não se restringe à administração do empreendimento, pois também estão à frente de suas lojas, são casadas e têm filhos, que foram literalmente criados nos corredores do mercado. “É uma tripla jornada, mas temos muito orgulho do nosso trabalho. Aqui somos como uma grande família”, diz Eliane Fernandes da Costa, que assumiu a função de primeira tesoureira na nova diretoria.

Além das seis que estão na direção, não faltam mulheres que fazem parte da história do mercado. Marlene Faria José, aos 73 anos, administra seu negócio com mão firme, juntamente com um neto. “Estou no mercado há 45 anos, e dividia o trabalho com meu marido, mas ele faleceu apenas cinco anos depois de nos instalarmos aqui. Foi muito difícil, porque estava em um ramo quase que exclusivamente masculino, mas consegui levar os negócios para frente. Posso dizer que o Mercado do Rudge Ramos é minha vida”, conta.

Aprovadas

Entre permissionárias e permissionários, as meninas da associação ganharam aprovação de todos. “É muito bom lidar com elas, têm sensibilidade e são muito atenciosas”, diz o comerciante Jair Ribeiro.

No total, o mercado possui 70 boxes, sendo dois inativos e oito exclusivos para lanchonetes e restaurante. Entre os serviços e produtos oferecidos estão roupas, calçados, bazar, papelaria, produtos naturais, frutas, legumes e verduras, empórios, pet shops, açougues, quituteria, oficina de costura e agência de viagens. Em média, 4 mil pessoas circulam pelo local todos os dias.

Após reformas do sistema de esgoto no piso térreo, sanitários e no jardim do estacionamento, entregues há seis meses pela Prefeitura de São Bernardo do Campo em parceria com a diretoria do mercado, a meta da associação é realizar melhorias na fachada e promover parcerias com empresas para cursos de qualificação dos permissionários e funcionários.

O Mercado Municipal é administrado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 8h às 19h. O endereço é Avenida Caminho do Mar, 3.344, Rudge Ramos.

Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: