"Mergulhão" do Complexo Viário Polo Itaquera é liberado para o tráfego | Diário Regional

“Mergulhão” do Complexo Viário Polo Itaquera é liberado para o tráfego

30/04/2014 7:34
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Haddad e Alckmin vistorial túnel do Complexo Viário Polo Itaquera. Foto: Edson Lopes Jr/Governo do Estado de SPEstá liberado o “Mergulhão” em Itaquera, a passagem inferior da Radial Leste em frente à estação Corinthians-Itaquera do Metrô e da CPTM e próximo à da Arena Corinthians, que vai receber a abertura da Copa de 2014. A nova via expressa segrega o trânsito de passagem e o trânsito local da principal avenida de Itaquera e melhora a mobilidade da região.

“Aqui havia um semáforo que interrompia o trânsito na Radial Leste. Agora, com o túnel, [o tráfego] vai direto, e em cima continua o trânsito local”, destacou o governador Geraldo Alckmin. “Ganha quem está na Radial, que passa pelo túnel sem interrupção, e ganha o trânsito local, que será feito por cima do túnel.”

Ao lado do governador, que visitou todo o complexo viário em obras no entorno de Itaquera, esteve o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT). Ambos voltaram a falar no legado que as obras vão deixar para a população da zona leste da cidade. Haddad, que não falou em inauguração disse que todas as obras previstas para a Copa do Mundo nos arredores do estádio estarão prontas até o fim de maio.

A obra faz parte do Complexo Viário Polo de Itaquera e é realizada pela Dersa. Além do “Mergulhão”, outras ações fazem parte do complexo: Nova avenida no sentido norte e sul, que interliga as avenidas José Pinheiro Borges e Radial Leste à avenida Itaquera, eliminando a necessidade da volta pela avenida Líder;  conjunto de viadutos sobrepondo os trilhos do Metrô, CPTM e Radial Leste, que permitirá a transposição fácil da porção norte à sul do bairro;   Nova avenida ligando as avenidas Itaquera e Miguel Inácio Curi, que facilita o acesso da Radial Leste e da estação Corinthians-Itaquera a partir das avenidas Itaquera e Líder.

O investimento no Complexo Viário Polo de Itaquera chega a R$ 548,5 milhões. As obras são realizadas a partir de convênio entre o Estado, que está investindo R$ 397,9 milhões, e a prefeitura da capital, cujo repasse é de R$ 150,6 milhões.

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