Marinho assiste à aula magna de Chioro na Capital | Diário Regional

Marinho assiste à aula magna de Chioro na Capital

30/04/2014 6:56
Print Friendly

Chioro destacou que programa melhora infraestrutura. Foto: DivulgaçãoO prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), participou da aula magna do curso de Direito da Faculdade Presbiteriana Mackenzie, na segunda-feira (28). A aula, que teve como tema “Desafios do Direito Contemporâneo: Programa Mais Médicos e Políticas Públicas de Saúde”, foi ministrada por Arthur Chioro, ministro da Saúde e ex-secretário da mesma pasta em São Bernardo até assumir o cargo no governo federal.

Marinho destacou que a aula teve como proposta explicar a importância do Programa Mais Médicos para as periferias das grandes cidades e para municípios do Interior do Brasil, nos quais as dificuldades na área da Saúde são maiores. “Também (a aula) serviu para mostrar a função estratégica que o programa tem na reestruturação da rede de atenção básica de Saúde” disse.

A aula foi aberta pelo reitor da faculdade, Benedito Guimarães Aguiar Neto, que destacou a importância do programa federal para atender às necessidades básicas de saúde da população. “O programa nos inspirou a apresentar um projeto para que a Mackenzie também tenha seu curso e faça sua contribuição para a sociedade”, disse.

Chioro destacou que o programa federal, criado em 2013, ajuda a levar médicos para áreas carentes de profissionais da Saúde. “As prefeituras conseguem construir hospitais e unidades de Saúde, mas não conseguem atrair ou manter os médicos nesses locais”, avaliou.

O ministro afirmou que o sistema público de Saúde de São Bernardo é um dos melhores do país, mas também encontrou problemas para contratar e manter médicos em áreas periféricas. “O programa não se limita à ajuda emergencial, mas também proporciona melhoria da infraestrutura, formação para o SUS, ampliação da oferta na graduação do curso de Medicina e residência médica”, salientou.

Atualmente, o município conta com 35 médicos cedidos pelo programa federal, sendo que 20 já atuam em Unidades Básicas de Saúde e outros 15 estão em processo de adaptação. Quando todos os profissionais estiverem integrados à rede, o Mais Médicos vai beneficiar diretamente em torno de 140 mil moradores.

Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: