Espaço sob escadas podem ser aproveitados para jardim | Diário Regional

Espaço sob escadas podem ser aproveitados para jardim

30/04/2014 7:04
Print Friendly

Plantas que se adaptem a pouca luz são as mais indicadas. Foto: DivulgaçãoRealçar o cantinho debaixo da escada com vasos ou com um pequeno jardim é uma excelente opção para quem deseja valorizar esse espaço e torná-lo mais sofisticado, para apreciação das visitas e para aumentar o bem-estar dos moradores. A paisagista Marizeth Estrela, especializada em Feng Shui e jardinagem orgânica, faz algumas recomendações para quem quer dar forma a essa ideia.

O principal alerta está relacionado com a escolha das espécies a serem plantadas. As opções incluem pequenos arbustos, folhagens, trepadeiras, flores; todas, no entanto, que se adaptem bem a pouca incidência de luz, se o ambiente apresentar essa característica.

“Deslocar vasos de outras áreas para esses cantinhos também é possível. O cuidado está apenas em considerar plantas de acordo com a luminosidade do espaço. A mudança brusca do tempo de exposição ao sol poderia causar dano à planta”, afirmou a paisagista.

Entre as espécies que se adaptam bem a pouca luminosidade estão as dracenas, o pacova, as bromélias, zamioculcas, trevo-da-sorte, espada-cilíndrica, lírios-da-paz, palmeira Chamaedorea. “Os vasos permitem brincar com tamanhos, formas e cores, trazendo harmonia ao ambiente. Investir um pouco em iluminação indireta também irá diferenciar o ambiente e trazer conforto visual quando anoitecer”, explicou. Essa opção também permite acabamento com seixos, pedriscos brancos, entre outros materiais para finalização.

A opção de acomodar um jardim sob a escada, por sua vez, vai requerer mais atenção. Nesse caso, será preciso construir um canteiro. O material – granito, mármore, cimento – pode ser escolhido de acordo com o gosto ou estilo do morador. “Neste caso é preciso pensar em um dreno para escoar a água da irrigação. Quem puder investir um pouco mais pode planejar um sistema de irrigação automático com timer. A iluminação pode ser com lâmpadas de led”, indicou Marizeth.

É preciso tomar cuidado para não colocar lâmpadas que possam queimar as plantas. “As lâmpadas precisam ser especificas para iluminação de plantas”, destacou.

Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: