Circuito Sesc de Artes traz Mariene de Castro para cantar em Diadema | Diário Regional

Circuito Sesc de Artes traz Mariene de Castro para cantar em Diadema

30/04/2014 7:31
Print Friendly

Mariene apresentará sucessos do seu último trabalho, “Ser de Luz”, uma homenagem à Clara Nunes. Foto: DivulgaçãoA cantora baiana Mariene de Castro fará show no próximo domingo (4) em Diadema. Sua apresentação fechará a série de eventos que o programa “Circuito Sesc de Artes” fará na Praça da Moça, das 16h às 21 horas, com atividades de circo, dança, literatura, artes visuais, teatro e música.

Mariene apresentará sucessos dos seus últimos trabalhos, Ser de Luz, uma homenagem à Clara Nunes, do CD Tabaroinha, e de seu mais recente disco, Colheita. Do repertório da sambista mineira, interpretará as consagradas canções Conto de Areia, Guerreira, A Deusa dos Orixás e O Mar Serenou; do seu projeto autoral anterior, Tabaroinha, cantará músicas como Pureza da Flor, Filha do Mar e Amuleto da Sorte.

As atrações na Praça da Moça são abertas ao público e começarão às 16h. Haverá apresentação de literatura com o evento Microrroteiros da Cidade com a artista Laura Guimarães, a dança Piquenique Urbano com o grupo Atelier de Coreografia e exibições de artes visuais com Intervenção de Outono, de Tom Lisboa. Será também encenado o espetáculo O Teatro de Caixa com Rudinei Morales Teatro de Animação e realizada a apresentação circense Trixmix Cabaré com o grupo paulistano Trixmix.

O Circuito Sesc de Artes vem acontecendo desde o dia 25 deste mês e encerra as apresentações e no próximo dia 11 de maio. Quando terminar terá percorrido 102 cidades do Interior paulista, litoral e Grande São Paulo e realizado 12 diferentes roteiros artísticos. O evento ocorre em espaços públicos das cidades, numa parceria entre Sesc , as prefeituras e os sindicatos do comércio locais.

Os números do Circuito SESC de Artes não deixam dúvidas da abrangência da iniciativa. São 18 unidades do Sesc mobilizadas no Estado de São Paulo para realizar uma programação itinerante que possibilita ao público ter acesso a 591 apresentações, de 66 trabalhos de 370 artistas brasileiros e estrangeiros. No total são mais de 510 horas de programação.

Para Danilo Santos de Miranda, diretor Regional do Sesc São Paulo, “o Circuito Sesc de Artes promove a difusão e democratização de diversas manifestações culturais e proporciona às pessoas o contato com as diferentes vertentes da produção artística”. Para o secretário de Cultura de Diadema, Gilberto de Souza Moura, a parceria com o Sesc contribui para garantir acesso à cultura a todos e ao mesmo tempo trazer atrações que interagem diretamente com o público.

PROGRAMAÇÃO

 

LITERATURA

 Microrroteiros da Cidade

Laura Guimarães (SP)

A artista percorre os arredores da praça e, conversando com as pessoas que encontra, colhe histórias em um gravador. Com esse material, ela escreve microrroteiros que serão colados em um painel, como numa exposição. Enquanto apresenta o resultado de sua pesquisa do dia, outros painéis são disponibilizados em branco para que as pessoas possam escrever suas histórias, compor seus poemas ou fazer um desenho e, por fim, esses materiais também serão transformados em microrroteiros, que serão entregues aos seus “autores” no fim da intervenção.

 Criação e execução: Laura Guimarães / Cenografia: Mônica Rodrigues Fernandes

 

DANÇA

 Piquenique Urbano

Atelier de Coreografia (RJ)

Neste piquenique, os artistas convivem com o público num ambiente que se caracteriza pela ideia de entreter e alimentar quem o visita com comida, música e dança. Piquenique Urbano é uma obra que ocupa e explora as possibilidades arquitetônicas de cada lugar. Os bailarinos estimulam a circulação do público por diferentes espaços, com uma coreografia que alterna solos e duos. O espetáculo foi concebido para o Panorama Festival 2013, uma coprodução da Cidade das Artes do Rio de Janeiro, Panorama Festival e Atelier de Coreografia.

Coreografia, argumento, figurinos, direção: João Saldanha / Com: Ana Paula Marques e Thiago Sancho.

80 min.

 

ARTES VISUAIS

 Intervenção de Outono

Tom Lisboa (PR)

O outono é a estação da renovação. É quando as folhas velhas caem para dar espaço às novas que chegarão na primavera. Partindo dessa reflexão, Tom Lisboa recicla artisticamente as folhas caídas das árvores, usando a técnica do estêncil. O resultado pode ser visto nas cerca de 200 folhas secas nas quais ele aplica a frase “É no outono que as folhas se despem de seus sonhos”. Por fim, o artista as amarra em balões de gás e as solta na praça para que ganhem o céu, fazendo o caminho contrário estipulado para suas vidas. O outono como começo e não como fim.

Criação e performance: Tom Lisboa


TEATRO

 O Teatro de Caixa

Rudinei Morales Teatro de Animação (RS)

Valentim, um contador de histórias, viaja pelo mundo em busca da verdade sobre tudo o que narra. Enquanto fala de suas aventuras, convida o público ao assistir, num pequeno teatro dentro de uma caixa o espetáculo Os Músicos de Bremen, baseado no famoso conto dos Irmãos Grimm. A fábula conta as aventuras de um burro, um cão, um gato e um galo que, devido aos maus tratos que recebem de seus donos, decidem ir para a cidade de Bremen, onde sonham em conhecer a liberdade.
Direção e figurino: Liane Venturella / Textos e atuação: Rudinei Morales / Trilha sonora: Álvaro Rosacosta

 

CIRCO

 Trixmix Cabaré

Trixmix (SP)

O grupo paulistano apresenta um típico espetáculo de Cabaré, porém com estripulias circenses, humor, dança e poesia, com números musicais cômicos, dublagens e sátiras. O elenco reúne artistas nacionais e internacionais, que se revezam em números de dança de rua, acrobacias em dupla, mágica e bonecos.

Direção: Mark Bromilow. Com: Alejandro Muniz, Doug Style, Virgilio Zago, Ricardo Cavadas, Eduardo Mantovani, Carola Costa, Paulo Maeda, Natália Furlan e Gonçalo Caraballo.

50 min.

 

MÚSICA

 

Mariene de Castro (BA)

Destaque da nova geração do samba, a cantora baiana apresenta sucessos dos seus últimos trabalhos, Ser de Luz, uma homenagem à Clara Nunes, e Tabaroinha.

Entre o repertório de Clara Nunes, estão as clássicas Conto de Areia, Guerreira, A Deusa dos Orixás, O Mar Serenou, entre outros grandes sucessos da saudosa cantora mineira. Do seu projeto autoral anterior, Tabaroinha, ela interpreta músicas como Pureza da Flor, Filha do Mar e Amuleto da Sorte. A cantora apresenta ainda canções de seu mais recente disco, Colheita.
Com: Mariene de Castro (vocal), Dudu Reis (cavaquinho), Marcos Bezerra (violão e viola caipira), Israel Ramos (baixolão), Cicinho e Marcelo Costa (sanfona), Iuri Passos, Fábio Cunha, Jaime Nascimento, Marcelo Pinho e André Souza (percussões).

70 min.

 

Serviço:

Circuito Sesc de Artes – Praça da Moça, Centro de Diadema. Dia 4, das 16h às 21h. Aberto ao público.

Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: