Santo André recebe lançamento de livro sobre Inconfidência Mineira | Diário Regional

Santo André recebe lançamento de livro sobre Inconfidência Mineira

26/04/2014 7:20
Print Friendly

O francês Marc Boisson fará o lançamento da obra. Foto: DivulgaçãoO auditório da Aliança Francesa do ABC recebe hoje (26) lançamento do livro “A Paixão de Tiradentes”. Escrito pelo francês Marc Boisson e pela mineira Stefânia G. Assunção, o romance revela os misteriosos bastidores da Inconfidência Mineira sob o olhar de uma mulher apaixonada. Na obra, Teresa, o grande amor do famoso herói revolucionário, deixa como herança, escondido dentro de uma santa do pau oco e acompanhado de 30 pedras de diamante, um manuscrito onde conta detalhadamente tudo que presenciou sobre a revolução que tinha tudo para dar certo.

“Eu, Teresa de Carvalho, juro por tudo o que me é mais sagrado, que nestas linhas, escritas por minhas mãos, não há uma vírgula que não corresponda à verdade. Rogo ao Senhor de todos nós que um dia alguém resgate minhas palavras e as use para fazer justiça”, diz o bilhete. O segredo é descoberto por um estudante francês de partida para o Brasil, que descobre dentro da santa oca, deixada pela mãe que acabara de ser assassinada, uma fortuna em diamantes brutos e um manuscrito que data do século XVIII sobre uma pessoa chamada Xavier.

Sem saber o real valor dos papéis que tem em mãos, o jovem pede ajuda, ainda em terras francesas, à tia radicada em Ouro Preto, Véronique, para entender o que todas aquelas estranhas palavras querem dizer.
A partir daí, o jovem Philippe passa a conhecer Teresa, uma graciosa e misteriosa judia que desembarcara no Rio de Janeiro em busca de uma nova vida, que se encantou ainda no porto carioca, por um soldado dos Dragões da Cavalaria de Vila Rica. Em uma decisão repentina e impensada, ela aceita o abrigo oferecido pelo novo amigo que, posteriormente, se transformaria em seu marido, pai da sua única filha, e um dos maiores heróis que esse país já teve.

A escritora Stefânia conta que nas pesquisas feitas sobre Tiradentes, percebeu que muito do que era falado sobre ele, era extremamente pessoal. “Eram características que só poderiam ser conhecidas em uma convivência íntima. Achamos, então, que a história poderia ser contada por uma mulher, ou melhor, pela mulher que mais o amava. Foi assim que surgiu Teresa, uma pessoa forte, apaixonada e fundamental na vida de Xavier”, relatou, ao lado do escritor francês, Marc Boisson, que se dedicou principalmente à narração da personagem.

Marc Boisson conta que “o suspense é algo imprescindível nos romances e, alinhar isso a um fato de tal importância como a Inconfidência Mineira, misturando passado e presente, o Brasil e a França, deixa a história ainda mais rica e saborosa. Caminhar por Ouro Preto é respirar história e buscamos transpor isso para as páginas do livro. Sem contar a ligação da Inconfidência com a França, por intermédio de José Joaquim da Maia, que tentou buscar apoio junto a Thomas Jefferson. Era o tema perfeito para um francês e uma mineira trabalharem juntos”, observou.

Serviço – O lançamento do livro A Paixão de Tiradentes acontece na Aliança Francesa do ABC, rua das Figueiras, 2658, Bairro Campestre, Santo André. O evento tem início às 12h15. Mais informações: 4427-4586. A publicação já está à venda na Livraria Francesa (www.livrariafrancesa.com.br) e na Livraria de Ouro Preto (www.livrariaouropreto.com).

Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: