Felipão 'convoca' oito e elege capitães | Diário Regional

Felipão ‘convoca’ oito e elege capitães

25/04/2014 7:23
Print Friendly

Felipão confirmou que foi à Europa para tranquilizar alguns jogadores. Foto: Ale Vianna/Brazil Photo Press/FolhapressO técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, disse ontem (24) que a lista de convocados para a Copa do Mundo, que será anunciada dia 7 de maio, no Rio de Janeiro, não terá surpresas e até adiantou, meio sem querer inicialmente, alguns dos jogadores que disputarão o Mundial no Brasil. Oito foram citados: Júlio César, David Luiz, Ramires; Paulinho, Oscar, Willian; Thiago Silva e Fred.

Scolari participou de seminário sobre psicologia no futebol em uma universidade na Capital e, primeiro, contou que a seleção terá ao menos outros três capitães durante a Copa, além do zagueiro Thiago Silva, que fica com a tarja e é o capitão oficial durante os jogos.

“Os outros são o David Luiz… (silêncio) Bom, esse já está convocado então”, disse o treinador, tirando risos da plateia formada por professores e alunos da universidade. Depois, tentou consertar. “Bom, até o dia da convocação, os capitães são o Thiago Silva, o David Luiz, o Júlio César e o Fred. Acho que não tem mais nenhum, são esses”, disse o treinador.

Felipão utilizou a mesma estratégia de ter mais de um capitão, que pode orientar o restante do elenco e pedir a palavra em treinamentos e reuniões, no time em 2002, quando foi campeão mundial com a Seleção Brasileira. Naquela Copa, o volante Emerson seria o capitão, mas o jogador se machucou em um dos treinos de preparação e foi cortado.

“Liguei para a Regina (Brandão, psicóloga que trabalha com o treinador) e disse qual seria o jogador ideal para ser o capitão, pelo perfil psicológico do grupo feito por ela. Ela me disse que o ideal era ter mais de um e foi o que fiz. O Cafu era o capitão no campo, por ser experiente, ter várias Copas, e coloquei Roque Júnior, Roberto Carlos, Rivaldo e Ronaldo. Deu certo”, recordou.

Felipão também confirmou que foi à Europa para tranquilizar e garantir a convocação de alguns atletas. A intenção era deixá-los focados na Copa e para que também comecem a se preparar para o Mundial. “Eu me reuni com cinco jogadores em Londres. Passamos a confiança, dissemos ‘vocês estão no meu grupo’”, disse o treinador do Brasil.

A comissão técnica da seleção (o coordenador técnico, Carlos Alberto Parreira, e o auxiliar, Flávio Murtosa, também viajaram) se reuniu com os cinco já “convocados” que atuam em Londres: Ramires, Oscar, Willian, David Luiz (Chelsea) e Paulinho (Tottenham).

Motivação
Felipão falou sobre psicologia durante a palestra que concedeu na universidade e disse que usará uma matéria da Folha de S.Paulo, apesar de não ter citado diretamente o veículo, para motivar seus atletas no Mundial. A reportagem da última terça-feira mostrou que ao menos seis dos titulares do treinador estão passando por algum tipo de desconforto na carreira.

“O jornal está guardado. Disseram que o Luiz Gustavo joga bem, mas está em time pequeno. O Paulinho joga fora de posição. Ótimo, mais uma opção. O Júlio César joga em liga fraca, como se lá o futebol fosse jogado com as mãos e não com os pés. Vai estar lá para motivar”, disse.

Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: