GCM de Diadema conta com câmera portátil | Diário Regional

GCM de Diadema conta com câmera portátil

24/04/2014 10:55
Print Friendly

Posicionada na altura do tórax, câmera filma ação dos guardas. Foto: Eberly Laurindo especial para o DRHá cerca de seis meses, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Diadema conta com mais um equipamento na fiscalização da cidade: são duas câmeras portáteis que filmam em um raio de até 50 metros, mesmo com baixa luminosidade, toda ação do guarda que a estiver usando. O modelo tem feito muito sucesso entre praticantes de esportes radicais e motociclistas, que prendem o equipamento junto à roupa ou nos capacetes.

Em Diadema, um dos objetivos é registrar a ação da Guarda durante as operações Integradas de fiscalização, que ocorrem aos fins de semana para coibir festas irregulares – conhecidas como “pancadões” – fiscalizar o fechamento de bares às 23 horas, entre outras atribuições. “Também é um registro importante para comprovar a versão da GCM em qualquer ocorrência”, completou o inspetor José Cícero de Sousa.
“As imagens servem também para que a conduta da equipe seja analisada e melhorada nos aspectos onde for possível”, destacou o oficial. “Utilizamos em treinamentos e planejamento de ações futuras. Estamos editando um vídeo institucional com o que já foi gravado e vai dar para ter uma boa ideia da sua utilidade”, afirmou.

As gravações ficam armazenadas em um computador na sede da Guarda e, até o momento, não foram utilizadas como provas em nenhuma ocorrência específica. “Percebemos que quando o guarda chega e as pessoas percebem que tudo está sendo gravado, os ânimos rapidamente se acalmam e mesmo as pessoas mais exaltadas passam a agir de forma mais contida”, afirmou a GCM de 1ª classe Elaine Ferrareis.

Os equipamentos somam investimentos de R$ 4.780 e foram adquiridos com recursos do tesouro municipal. “Vamos adquirir, em breve, novos materiais para a corporação, entre eles, novas filmadoras como estas”, concluiu o inspetor. A Guarda de Diadema conta, atualmente, com 225 integrantes.

Palavras-chave:


1 Comentário

  • cadê as cameras que ficam no alto,tanto dinheiro gasto!!!!!!!tem que colocar nos poste nos semáforos!!!!!!!quer dizer nada de tecnologia só assaltos!!!

Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: