Dia das Mães deve movimentar R$ 131 milhões no comércio do ABC | Diário Regional

Dia das Mães deve movimentar R$ 131 milhões no comércio do ABC

23/04/2014 8:00
Print Friendly

Santo André é o município que mais vai atrair consumidores no Dia das Mães. Foto: ArquivoAs incertezas sobre a economia brasileira não devem impedir o consumidor do ABC de invadir as lojas antes do Dia das Mães, considerado a segunda melhor data do ano para o comércio. Prova disso é que os moradores dos sete municípios planejam gastar R$ 244,24, em média, com a data em 2014, montante que inclui o presente para a mãe (R$ 166,60) e para outras mulheres da família. Descontada a inflação, o valor é 9% superior ao planejado no ano passado (R$ 212,50).

As informações integram a Pesquisa de Intenção de Compra (PIC) Dia das Mães 2014, realizada pelo Observatório Econômico da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) em parceria com as associações comerciais da região e divulgada ontem (22).

Ainda de acordo com a pesquisa, 590 mil famílias compõem o mercado consumidor da região neste Dia das Mães e, juntas, vão gastar R$ 131 milhões, com aumento real de 8% sobre os R$ 114 milhões esperados no ano passado.

“Diferentemente das pesquisas realizadas em 2013, em que se observou tendência de retração na disposição a gastar do consumidor, neste levantamento nos deparamos com ampliação da disposição a gastar, que em grande parte é reflexo do efeito renda junto às famílias”, diz a nota técnica do Observatório Econômico da Umesp.
A escolha dos presentes deve recair, principalmente, sobre artigos de vestuário (29,8%) e perfumes e cosméticos (21,1%). O principal meio de pagamento a ser usado nas compras será o dinheiro (34,7%), seguido pelos cartões de crédito (33,7%) e de débito (27,8%).

Ao todo, um quarto dos consumidores entrevistados – 804 no total – revelaram que deverão consumir fora da cidade em que residem. Santo André é o município que mais atrai consumidores do ABC, principalmente de Ribeirão Pires (31,9%) e Rio Grande da Serra (31,3%).

Os shoppings foram os apontados como o estabelecimento preferido para realizar a compra do presente (45,9%), seguidos das lojas do comércio formais localizadas no centro das cidades (26,5%). Chama atenção, no entanto, o aumento da preferência pela compra via internet (10,8%).

Contramão
A expectativa otimista em relação ao Dia das Mães no ABC caminha na contramão dos dados divulgados ontem sobre as vendas no período que antecedeu a Páscoa. Segundo a Serasa Experian, as vendas relativas à semana que antecedeu a data neste ano (entre 14 e 20 de abril) tiveram aumento de 1,6% sobre o mesmo período do ano passado (25 a 31 de março) no país. No fim de semana da Páscoa houve crescimento de 4,4% nas vendas em comparação a igual período de 2013.

Também ontem, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) informou que houve crescimento de 2,55% nas vendas a prazo entre 13 e 19 de abril ante igual período do ano passado (24 a 30 de março de 2013). Para a entidade, foi o resultado mais fraco na data dos últimos cinco anos.

Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: