Papa Francisco celebra cerimônia do Lava-Pés e missa | Diário Regional

Papa Francisco celebra cerimônia do Lava-Pés e missa

18/04/2014 7:17
Print Friendly

Papa presidiu a Missa da Ceia do Senhor. Foto: ReproduçãoO papa Francisco celebrou ontem (17), em Roma, a cerimônia do Lava-Pés, logo após presidir a Missa da Ceia do Senhor. Os dois rituais recordam os atos praticados por Cristo na noite da última ceia e são as últimas celebrações eucarísticas antes da chamada Sexta-Feira da Paixão, único dia em que a Igreja Católica não celebra missa.

Este ano, o papa escolheu lavar os pés de 12 internos assistidos pela Fundação Padre Gnocchi, que atende a pessoas em estado de invalidez por motivos diversos de saúde. Os participantes da cerimônia do Lava-Pés tinham entre 16 e 86 anos – sete deles italianos e cinco estrangeiros, entre os quais um muçulmano que sofre de graves danos neurológicos após um acidente de carro.

O mais novo participante da cerimônia era o jovem Oswaldinho, de 16 anos, nascido em Cabo Verde, na África, mas residente na Itália. Ficou tetraplégico após pular no mar em um local muito raso e quebrar a coluna vertebral. Um coro formado por internos da fundação animou a missa.

“Devemos ser servidores uns dos outros. Por isso, a igreja, no dia de hoje, em que se comemora a última ceia, quando Jesus instituiu a Eucaristia, também faz, na cerimônia, esse gesto de lavar os pés, que nos recorda que devemos ser servos uns dos outros. Agora eu farei esse gesto, mas todos nós, no nosso coração, pensemos nos outros e pensemos no amor que Jesus nos disse que devemos ter pelos outros, e pensemos também como podemos servi-los melhor, as outras pessoas. Porque isso Jesus quis de nós”, disse o papa, ao iniciar o Lava-Pés.

Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: