‘Monstrinhos’ da coleta seletiva de São Bernardo visitam escolas | Diário Regional

‘Monstrinhos’ da coleta seletiva de São Bernardo visitam escolas

17/04/2014 12:50
Print Friendly

Nas visitas é explicada, de forma didática e bem simplificada, a importância do serviço - Foto: Divulgação/PMSBCSÃO BERNARDO – A coleta seletiva porta a porta que vem sendo implementada em São Bernardo desde junho de 2013, e que já beneficia 16 bairros, também começa a ser difundida entre os alunos da rede municipal. A ação, de cunho pedagógico, envolve as secretarias de Educação, Gestão Ambiental e Serviços Urbanos. O objetivo é fazer com que todas as crianças do ensino infantil e fundamental de São Bernardo tenham ciência, desde os anos iniciais, sobre o que e quais materiais podem ser reciclados, como também a forma adequada de fazer a separação.

Para isso, os “Monstrinhos” do serviço estão visitando todas as Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) localizadas nas regiões que já recebem a coleta seletiva porta a porta. Nas visitas, é explicada, de forma didática e bem simplificada, a importância do serviço. Também é ressaltado aos alunos que os “Monstrinhos”, um de cor rosa e o outro azul, têm funções distintas: o rosa recebe materiais que podem ser reciclados e o azul, rejeitos e resíduos úmidos.

Depois de feita a explanação, os alunos são incitados a apontar e indicar o que cada “Monstrinho” pode receber. “Estamos construindo um novo sistema de limpeza na cidade. Nas nossas unidades escolares já desenvolvemos várias ações sobre a preservação do meio ambiente, e essa ação com nossas crianças vai fortalecer e despertar ainda mais a consciência ecológica e a importância da coleta seletiva em São Bernardo”, destacou Cecília de Oliveira Prado, chefe de seção para valorização do Magistério na Secretaria de Educação.

Personagens

Nesta terça-feira (15), os “Monstrinhos” estiveram na Emeb Professora Jandira Maria Casonato, no Bairro Jordanópolis. Na ocasião, os cerca de 500 alunos, em horários distintos, conheceram e interagiram com as personagens. “Com os monstrinhos, ficamos sabendo que muito lixo que produzimos pode ser reaproveitado. Agora sei que não podemos mais misturar tudo em um mesmo saco”, destacou Yáscara Nogueira, aluna do 3º ano do fundamental.

Na sequência da proposta, unidades escolares localizadas nos bairros Anchieta, Demarchi, Santa Teresinha, Nosso Senhor do Bonfim, Fei Mizuho, Parque Selecta, Taboão e Planalto, entre outros, também receberão a visita dos “Monstrinhos” da Coleta Seletiva porta a porta.

Até o fim de 2016, a Prefeitura de São Bernardo tem como meta reciclar 10% de todo o lixo coletado na cidade



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: