João Carlos Martins volta a São Bernardo em apresentação gratuita | Diário Regional

João Carlos Martins volta a São Bernardo em apresentação gratuita

13/04/2014 7:45
Print Friendly

Concerto de Martins, uma homenagem a Johann Sebastian Bach, será no Cenforpe. Foto: DivulgaçãoUm dos nomes mais respeitados no cenário musical, o maestro João Carlos Martins é exemplo raro de superação, que não se deixou abater mesmo após inúmeras cirurgias para a recuperação dos nervos das mãos, e segue vigoroso nos palcos, arrebatando as plateias por onde passa. Diante do grande sucesso de apresentações anteriores em São Bernardo do Campo, ele volta à cidade para um concerto gratuito, que integra o projeto “Na Roda com o Mastro – Uma Homenagem a Johann Sebastian Bach”. A apresentação será no dia 25 deste mês, às 20h, no Cenforpe.

“Na Roda com o Maestro” já passou por diversas cidades de São Paulo e tem como objetivo ressaltar a importância da música como instrumento de inclusão social. O maestro João Carlos Martins rege os músicos da orquestra Bachiana Camerata, conta um pouco de sua trajetória e também toca algumas peças ao piano.

O projeto contempla também o incentivo à leitura. Além do espetáculo, há dois livros infanto-juvenis que abordam questões ligadas à introdução musical, a superação e companheirismo. Para celebrar a apresentação em São Bernardo do Campo, serão doados 2 mil livros do projeto, iniciativa da empresa Tegma, por meio da Lei Rouanet, via Ministério da Cultura, com apoio da Secretaria de Educação de São Bernardo.

A entrada para o evento é gratuita, mas os ingressos são limitados. Os interessados precisam retirar antecipadamente um vale-ingresso pelo site www.dcolor.art.br/ingressos, a partir do dia 17. No dia do evento, os vale-ingressos deverão ser trocados na bilheteria Cenforpe, a partir das 18h. Os vales que não forem trocados até as 19h45 serão invalidados e disponibilizados ao público. As 800 primeiras pessoas que efetuarem a troca no dia do concerto ganharão um exemplar do livro ‘Na Roda com o Maestro’.

Maestro
Nascido em São Paulo, no dia 25 de junho de 1940, João Carlos Martins iniciou seus estudos de piano na infância. Aos 13, já possuía uma carreira nacional e, cinco anos depois, projetou-se internacionalmente. Aos 20 anos estreou no Carnegie Hall, em apresentações patrocinadas pela primeira dama dos Estados Unidos, Eleanor Roosevelt.

Martins sofreu dois incidentes que poderiam ter posto fim à carreira musical. Aos 26 anos, teve uma lesão no braço quando jogava uma partida de futebol em Nova York, e se afastou por sete anos dos palcos. No retorno da carreira, gravou a obra completa de Bach. Em 1995, após sair ferido de um assalto na Bulgária, teve o lado direito do corpo paralisado.

Por causa da síndrome dos movimentos repetitivos, encerrou a carreira de pianista aos 63 anos. Sem deixar de lado a música, estudou regência para, em 2006, fundar a Filarmônica Bachiana SESI-SP.

Serviço – Na Roda com o Maestro – Uma Homenagem a Johann Sebastian Bach. Data: 25 deste mês, às 20 horas. Local: Cenforp, avenida Dom Jaime Barros Câmara, 201 – Planalto – São Bernardo.

Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: