Almoço de Páscoa pode ser gostoso e saudável | Diário Regional

Almoço de Páscoa pode ser gostoso e saudável

13/04/2014 10:06
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Rico em vitaminas, pescada ou bacalhau são ideais para a ocasião. Foto: ArquivoA sexta-feira Santa e o domingo de Páscoa estão se aproximando. Juntamente com eles há uma grande variedade de preparações, que são realizadas com o intuito de deixar o almoço em família mais prazeroso, levando em consideração o sentido da Páscoa e a crença de cada um. Nesste período, as pessoas mudam a alimentação, tanto em quantidade, quanto na qualidade dos alimentos. A nutricionista Elaine de Pádua, da Clínica DNA Nutri, revela as dicas para uma refeição saborosa e saudável.

Nessa época o consumo de chocolates e pescados aumenta , em virtude da maior incidência de propagandas por parte das indústrias fabricantes de chocolate, com o intuito de aguçar o paladar do consumidor e levá-lo à comprar o alimento. Portanto, devemos ter cuidado com a alimentação, a começar pelo consumo excessivo de chocolate.

“De uma maneira geral, os Ovos de Páscoa e outros tipos de chocolate expostos à venda, são preparados com muito açúcar e gorduras, que quando consumidos em excesso, podem trazer prejuízo a saúde. Levando em consideração que muito possuem recheios ricos em gordura trans, que pode elevar os teores do colesterol “ruim” (LDL Colesterol) e reduzir os níveis de colesterol bom (HDL Colesterol) no sangue”, explicou a nutricionista. Se consumidos em excesso, os chocolates podem trazer problemas futuros como o aumento do peso e das taxas de colesterol e triglicérides no organismo.

Diet
A especialista alerta também sobre o chocolate diet, que embora não contenha açúcar, possui outros carboidratos, que podem elevar a glicemia e uma quantidade calórica igual ou até maior que o chocolate tradicional. “Dê preferência aos chocolates meio amargo ou com maior concentração de cacau. No almoço de Páscoa, inicie a refeição com um prato de salada verde e legumes cozidos. Para temperá-los, utilize mix de óleos aromatizado com ervas frescas, como o manjericão, alecrim e orégano”, explicou.

Elaine recomenda evitar temperos prontos, que possuem alto valor calórico e concentração significante de gordura. Seguindo a tradição do peixe na sexta-feira Santa, o bacalhau é bem-vindo por todo o seu potencial nutritivo. “É rico em vitamina B1, vitamina D, sódio, magnésio, proteínas e ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 que são grandes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares. É um prato saudável e que pode compor o cardápio no domingo de Páscoa, lembrando que o consumo da batata deve estar em equilíbrio com o arroz ou qualquer outro carboidrato presente na refeição”, destacou.

Além do bacalhau, outras opções que podem deixar o cardápio muito mais saudável é o consumo de peixes, como salmão, pescada, atum e linguado, ou carnes magras como filé mignon, lagarto, coxão mole e patinho e peito de frango sem a pele. Como acompanhamento, evite massas com molhos ricos em gorduras, como quatro queijo e molho branco. Dê preferência para as massas com molho de tomate caseiro. Para a sobremesa, opte por frutas in natura ou por doces de frutas, que além de menos calórico, são nutritivos e ricos em fibras.

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