Jovens do Turma Cidadã debatem segurança urbana em São Bernardo | Diário Regional

Jovens do Turma Cidadã debatem segurança urbana em São Bernardo

11/04/2014 10:00
Print Friendly

Jovens tiveram a oportunidade de debater sobre segurança pública no Brasil. Foto: DivulgaçãoOs jovens do Programa Turma Cidadã, da Prefeitura de São Bernardo do Campo, tiveram a oportunidade de debater sobre segurança pública no Brasil, violência, desigualdade social, políticas públicas e cidadania. O encontro, realizado ontem (10) na Secretaria de Segurança Urbana, contou com a presença do secretário de Segurança Urbana, Benedito Mariano, que expôs aos jovens as ações preventivas desenvolvidas na cidade e mostrou o Centro Integrado de Monitoramento (CIM), inaugurado na última sexta-feira (4).

Benedito Mariano afirmou que um dos principais objetivos é promover segurança urbana sob a perspectiva preventiva e comunitária. “Estamos conseguindo materializar a nossa visão de segurança na cidade, já que acreditamos no papel preventivo do município. Um exemplo disso são os diversos programas, como Turma Cidadã, Mulheres da Paz e Protejo, que desenvolvemos na cidade”.

O debate sobre as políticas de segurança urbana na cidade inclui as novas tecnologias empregadas no CIM, que têm propiciado atendimento qualificado e integrado à população. O Centro Integrado reúne as ações de quatro órgãos municipais — Guarda Civil Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Defesa Civil e Trânsito e Transportes – e conta com o apoio de 400 câmeras que cobrem toda a cidade. A coordenadora do CIM, inspetora Gleicis, conduziu a visita dos jovens ao Centro, onde puderam conhecer o funcionamento e procedimentos de cada área.

“As câmeras estão instaladas nas escolas municipais e principais corredores viários da cidade, indo além do monitoramento do Centro. É um equipamento que reúne alta tecnologia e inteligência em integrar de forma inédita as diferentes agências, que podem atuar juntas em menor tempo quando necessário”, declarou Gleicis.

O jovem Wellyngton Cândido, morador do Parque Esmeralda, afirmou que aprendeu muito no encontro realizado com o secretário. “É muito bom quando temos a oportunidade de tirar nossas dúvidas com quem está à frente das questões de segurança em nossa cidade. Aprendi que segurança aqui é pensada de forma preventiva e inclusiva, que vai além dos modelos repreensivos. Uma coisa boa foi saber que a cidade não centraliza as câmeras, e que o monitoramento atende também os bairros periféricos.”

O Turma Cidadã é um programa de prevenção social da violência juvenil, desenvolvido pelo Departamento de Políticas Preventivas da Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura, com enfoque na formação cidadã e qualificação profissional. O programa contempla atividades formativas com esporte, cultura e lazer.

Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: