IPEM-SP avalia balanças utilizadas em feiras do ABC | Diário Regional

IPEM-SP avalia balanças utilizadas em feiras do ABC

11/04/2014 13:30
Print Friendly

A partir de maio, os fiscais do IPEM percorrerão as feiras livres dos municípios. Foto: ArquivoFiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP), órgão do governo do Estado de São Paulo que tem como finalidade proteger o consumidor, avaliam, ao longo deste mês, as balanças utilizadas em feiras livres de municípios do ABC. Os comerciantes devem procurar pelo serviço de verificação das balanças, para avaliação dos equipamentos, que pode ser realizado na Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André (CRAISA), na avenida dos Estados, 2.195 – Bairro Santa Terezinha, Santo André.

O atendimento será feito em dois horários: das 9h às 12h e das 14h às 16h.
Os instrumentos encaminhados ao órgão passarão por testes de erros de medição, de acordo com a determinação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Também são examinadas características gerais, como legibilidade dos indicadores, estado de conservação, marcas de verificação e lacres.

A partir de maio, os fiscais do IPEM percorrerão as feiras livres dos municípios, com o objetivo de verificar se as balanças utilizadas estão corretas. O intuito da ação é garantir que o consumidor pague pelo produto que efetivamente está adquirindo. O feirante que estiver com balança irregular será autuado e tem até 10 dias para apresentar defesa ao IPEM-SP, que define multa de R$ 451 a R$ 25 mil, dobrando no caso de reincidência.

Outras informações podem ser obtidas na Delegacia de Ação Regional do IPEM-SP, localizada à rua Atibaia, nº. 390, Valparaiso – Santo André.

Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: