Ucrânia: separatistas armados serão tratados como terroristas e criminosos | Diário Regional

Ucrânia: separatistas armados serão tratados como terroristas e criminosos

09/04/2014 7:05
Print Friendly

Separatistas armados serão tratados como terroristas e criminosos/Agência LusaO presidente da Ucrânia, Oleksandr Turchinov, disse ontem (8) que os separatistas que “pegam em armas e invadem edifícios” no Leste do país serão tratados como “terroristas e criminosos” e julgados com a severidade da lei. Segundo Turchinov, as forças militares não usarão armas contra manifestantes pacíficos.

Manifestantes pró-russos invadiram no fim de semana e controlavam na segunda (7) cinco sedes administrativas do Estado nas três principais cidades do Leste do país: Donetsk, Lugansk e Kharkiv. Em Donetsk, os manifestantes que ocuparam o edifício da administração local proclamaram a criação de um Estado soberano da “República Popular de Donetski” e pretendem fazer um referendo sobre a soberania da cidade até 11 de maio.

Segundo o ministro do Interior da Ucrânia, Arsen Avakov, as forças especiais da polícia ucraniana desocuparam a sede do governo regional na cidade de Kharkiv, que estava ocupada desde domingo por manifestantes pró-russos. “Foram detidos cerca de 70 separatistas”, escreveu Avakov em sua conta no Facebook, acrescentando que a retomada do edifício foi realizada sem nenhum tiro disparado.

O governo russo, que foi acusado pelo primeiro-ministro ucraniano, Arseni Yatseniouk, de ter colocado em prática “um plano para desmembrar a Ucrânia”, com apoio aos separatistas, apelou hoje ao governo ucraniano que cesse os preparativos militares contra os pró-russos. “Apelamos ao cessar imediato de todos os preparativos militares, que arriscam desencadear uma guerra civil”, se pronunciou o Ministério de Relações Exteriores russo, que também afirma ter informações de que o governo da Ucrânia está usando agentes norte-americanos fardados com uniformes das forças especiais ucranianas nas operações.

Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: