Aranha é ‘herói discreto’ no Santos | Diário Regional

Aranha é ‘herói discreto’ no Santos

06/04/2014 7:04
Print Friendly

O ofensivo Santos do técnico Oswaldo Oliveira, que começa a decidir hoje (6), às 16h, no Pacaembu, contra o Ituano, o Campeonato Paulista, tem herói discreto na retaguarda dos destaques Geuvânio, Leandro Damião, Gabriel e Cícero. Discrição, aliás, que não é facilmente associável a um goleiro de 1,93 m e quase 100 kg, segundo dados oficiais do site do Santos.

“O Aranha tem aquela tranquilidade toda que ele consegue transmitir e que faz bem para o time, como uma liderança silenciosa”, afirmou o técnico Oswaldo Oliveira sobre o seu camisa 1. “Só que é um cara tão discreto e tão avesso aos holofotes que quase não fala de si. Eu até evito ficar falando dele”, brincou Oswaldo, antes de falar sério: “Só que, nas maiores vitórias deste time, é possível ver que o Aranha sempre esteve entre os melhores jogadores”, destacou.

Aranha, 33 anos, é de poucas palavras. Não gosta de conceder entrevistas e tem certa aversão a jornalistas. Culpa, talvez, das recorrentes perguntas sobre sua briga com a balança, tema que costuma irritá-lo. Certa vez, Aranha chegou a discutir com um repórter que o questionou sobre um eventual sobrepeso.

No Santos desde 2011, quando chegou para ser reserva de Rafael, hoje no Napoli, o goleiro está perto de conquistar um título como titular absoluto do Santos pela primeira vez. Porém, diz não se importar com isso. “Falar que o possível título paulista deste ano seria mais importante pelo fato de ser titular seria desmerecer minhas conquistas anteriores e diminuir a importância dos reservas do nosso elenco”, acredita.

Aranha foi revelado pela Ponte Preta. Quando estava no time de Campinas recebeu de um técnico o apelido que o identifica. Era uma alusão a Lev Yashin, lendário goleiro da União Soviética nas Copas de 1958, 1962, 1966 e 1970. Yashin era conhecido como o “Aranha Negra”.

Depois do vice-campeonato estadual de 2008 pela Ponte Preta, Aranha se transferiu para o Atlético Mineiro, onde foi titular na conquista do Campeonato Mineiro de 2010. Na sequência, rumou para o Santos, e vivenciou um momento de sonho no time da Vila. Estava presente na conquista da Libertadores de 2011, dos Paulistas de 2011 e 2012, e da Recopa Sul-Americana de 2012.

É bom lembrar, sempre no banco de reservas. Mesmo assim, foi apontado como o melhor goleiro do Estadual de 2011. Dono da posição desde a saída de Rafael, em julho do ano passado, Aranha, aos poucos, conquistou o torcedor alvinegro. “Não sei se posso dizer que sou um ídolo, mas o fato de a torcida gostar de mim está fazendo bem para minha carreira. Até dizem por aí que sou bom”, disse, aos risos.

Titularidade ameaçada

Porém, Aranha esteve perto de ter sua titularidade ameaçada no começo deste ano. Titular de Felipão na Seleção Brasileira, Júlio César chegou a ter seu nome sugerido a Oswaldo Oliveira no início da temporada.

“Claro que um nome como o do Júlio me interessaria, mas a sugestão veio a mim e não fiz muita questão de que a negociação fosse adiante, porque sabia que poderia contar com o Aranha”, afirmou Oswaldo. Hoje intocável na equipe, o goleiro comprova que Oswaldo não estava errado.

Oswaldo de Oliveira deve alterar as duas laterais

O Santos deve ter duas mudanças para o duelo de hoje (6) contra o Ituano, às 16h: os laterais direito e esquerdo. Cicinho e Mena estão suspensos por cartão amarelo e vão ser substituídos por Bruno Peres e Emerson Palmieri, respectivamente.

Porém, as mudanças não incomodaram o técnico Oswaldo de Oliveira. Ele elogiou os reservas e afirmou que estão entrosados com o time. Para o treinador, não haverá queda de rendimento. Em relação a Emerson Palmieri, o treinador projetou que o jogador de 20 anos pode até substituir o chileno Mena, 25, no futuro.

O zagueiro David Braz, que falhou em dois gols no jogo do Penapolense, pela semifinal, deve ser mantido. Ele foi elogiado sexta-feira e durante a semana treinou como titular, apesar de ter sido criticado pela torcida. O Santos treinou no Pacaembu pela manhã, mas a atividade foi fechada.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: