Casos de dengue caem 79% no ABC no primeiro trimestre | Diário Regional

Casos de dengue caem 79% no ABC no primeiro trimestre

04/04/2014 10:20
Print Friendly

Em todo o país, houve redução de 80% no número de casos no primeiro bimestre deste ano - Foto: ArquivoO número de casos confirmados de dengue em quatro dos sete municípios da região – Santo André, São Bernardo, São Caetano e Mauá – teve queda de 79% no primeiro trimestre de 2014. Foram registradas 50 ocorrências neste ano, contra 241 no mesmo período do ano passado. Os casos de dengue diminuíram 80% em todo o país nos meses de janeiro e fevereiro, conforme balanço do Ministério da Saúde. As prefeituras de Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra não responderam à reportagem.

O Ministério da Saúde registrou 87 mil notificações entre janeiro e fevereiro de 2014, contra 427 mil no mesmo período de 2013. A queda também foi observada em relação às ocorrências graves (84%) e óbitos (95%). Apesar da redução expressiva, o Ministério da Saúde ressalta a importância de manter o alerta e a necessidade de dar continuidade às ações preventivas.

Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, apesar da redução nos números da dengue – resultado, principalmente, da menor incidência de chuvas no verão e, consequentemente, do acúmulo de água – é preciso manter as ações de prevenção. “Nós não podemos baixar a guarda. Não é porque estamos conseguindo, ainda que parcialmente, excelente resultado em relação à dengue que deixaremos de nos preocupar nos próximos meses ou anos. Portanto, temos de continuar com esse esforço contínuo da sociedade e do poder público para garantir a segurança e saúde da população”, ressaltou.

Capital

Na contramão do ABC, a zona oeste da Capital paulista registra surto de dengue. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a região registrou 169 casos no primeiro trimestre de 2014. Em entrevista à Rádio Jovem Pan, o diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia Luiz Fernando Aranha Camargo confirmou a existência de surto de dengue devido ao aumento do número de casos e enfatizou a responsabilidade do poder público. Procurada pela rádio, a Secretaria de Saúde da Capital enviou nota informando as ações adotadas contra a dengue no município.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: