Prefeitura de São Bernardo promove 9ª Semana dos Povos Indígenas | Diário Regional

Prefeitura de São Bernardo promove 9ª Semana dos Povos Indígenas

03/04/2014 4:28
Print Friendly

Entre as atividades estão previstas visitas às aldeias Krukutu e Barragem e palestra sobre cultura, crenças e modo de vida das comunidades. Foto: ArquivoA Secretaria de Cultura de São Bernardo promove neste mês a 9ª Semana dos Povos Indígenas, dentro das comemorações do Dia do Índio — 19 de abril –, com série de atividades destinadas à discussão da cultura, crenças, modo de vida e problemas que afetam essas comunidades. Esta edição traz como temas o imaginário dos povos mesoamericanos e andinos por meio de fontes históricas nativas e as legadas pelos colonizadores espanhóis, além de questões ligadas aos povos Guarani que vivem na região do ABC. A programação, gratuita, terá palestra, debates, exposição, canto e dança, bem como visita monitorada às aldeias Guarani Tenondé Porá/Krukutu e Barragem/Eucalipto. O 19 de abril foi instituído como o Dia do Índio em 1943.

A Biblioteca Monteiro Lobato (Rua Jurubatuba, 1.415, Centro) terá palestra do professor Eduardo Natalino dos Santos, do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP), no dia 23, a partir das 20h. No encontro serão abordadas concepções do pensamento histórico dos povos da Mesoamérica (México e Guatemala) e dos Andes Centrais (Peru e Bolívia), entre os quais os maias, astecas e incas.

Entre as concepções abordadas estão o passado-presente-futuro dessas comunidades e os agentes históricos e cosmológicos (deuses, homens, animais e outros entes). Serão fornecidos certificados de participação para todas as palestras.

Também haverá duas visitas monitoradas às aldeias, nas quais a pessoa terá contato com aspectos da vida social e cultural das comunidades indígenas Guarani Krukutu e Barragem, sua língua, costumes, produção literária e artesanato. A primeira ocorre no dia 13 e terá como roteiro visita ao Museu, Casa de Reza, Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI) e ao viveiro de mudas de plantas nativas da Mata Atlântica. No dia 27, a visita às aldeias Barragem/Eucalipto incluirá palestra sobre a cultura Guarani, exposição de artesanato e degustação de um prato típico, além da apresentação da dança dos guerreiros, chamada Xondaro, e apresentação do coral com músicas guarani.

Serão disponibilizados ônibus para as visitas. O horário de saída para os dois dias é 8h, com retorno às 17h. As vagas são limitadas: 40 pessoas por dia (com possibilidade de inscrição individual para os dois dias da visita). As inscrições para a palestra e visitas devem ser feitas pelo e-mail palestrasedebates@gmail.com ou pelos telefones 4336-8208 e 4336-8256.

Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: