Grana quer rebatizar rua que tem nome de militar | Diário Regional

Grana quer rebatizar rua que tem nome de militar

02/04/2014 13:47
Print Friendly

Grana protocolou o texto ontem, na Câmara. Foto: ArquivoAvenida da Democracia será o novo nome da Presidente Costa em Silva, em Santo André. O projeto assinado pelo prefeito Carlos Grana (PT) quer alterar o logradouro que homenageia o segundo militar a governar o país durante o período de exceção (1965-1985). O texto foi protocolado ontem (1º) na Câmara e deve tramitar em 45 dias.

Na mesma sessão, o vereador Eduardo Leite (PT) apresentou a proposta de emenda à Lei Orgânica que impede o Legislativo e Executivo de nomear ruas e equipamentos públicos em tributo a pessoas que contribuíram com regime militar. “Os canalhas também envelhecem e morrem, mas nem por isso precisam ser homenageados”, justificou.

Afastado de cargo na Polícia Militar, o vereador Ivanildo Lopes Lobo, o Sargento Lobo (SDD), comentou que, durante o período da ditadura militar, “as pessoas de bem saíam às ruas e os bandidos se davam mal”. O solidário também questionou o motivo de a Comissão Nacional da Verdade, instituída para elucidar crimes cometidos por representantes do Estado durante o período de exceção, não investiga o assassinato do prefeito de Santo André Celso Daniel, em 2002, 17 anos após a abertura democrática.

Líder da bancada petista na Câmara, Leite considera que pessoas que ainda aplaudem o regime não têm informações adequadas sobre o regime militar, que perseguiu, torturou e matou opositores, como políticos, jornalistas ou outros membros de movimentos sociais críticos à condução da economia e da política. “Tem a ver com a qualidade da Educação, que não resgata nossa memória para impedir que essas coisas ocorram novamente”, disse.

O vereador ergueu cópia do Ato Inconstitucional 5 (AI-5), datado de 1968, e classificou como absurda a suspensão dos direitos políticos dos cidadãos. Presidente da Câmara, Donizeti Pereira (PV) acredita que a democracia não existe de fato no país, mas discordou da fala de Lobo e disse que a ditadura está longe de ser a solução adequada para as mazelas nacionais. “Nem os partidos políticos são democráticos no Brasil”, pontuou.

Contra
Vários atos estão sendo realizados no Brasil em repúdio ao golpe de Estado que tirou o presidente João Goulart do poder, em 1964. A Prefeitura de Santo André, por exemplo, inaugurou o Memorial da Resistência, com informações de cidadãos da região que defenderam a democracia – alguns mortos e outros desaparecidos –, no Museu Municipal. Universidades da região, como Metodista e Fundação Santo André, organizaram seminários para debater o assunto e se posicionaram contra medidas autoritárias.

Palavras-chave:


2 Comentários

  • É todo mundo do PT é SANTO nesta hora!!!! Vá trabalhar prefeito e pare de brincar de mudar placa de rua.

  • Palmeirense RP

    ele deveria colocar o nome de av Zé Dirceu,os bonzinhos não são os esquerdistas? outras opções são:av Pasadena,Av.Ceveró,Av do Sombra etc…

Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: