Tremor atinge costa do Chile e tsunami chega a algumas áreas da região norte | Diário Regional

Tremor atinge costa do Chile e tsunami chega a algumas áreas da região norte

01/04/2014 22:57
Print Friendly, PDF & Email

Terremoto de magnitude 8,3 na escala Richter atingiu a costa norte do Chile ontem (1º). Alertas de tsunami foram emitidos para toda a costa do país, do Peru, Equador, até a Venezuela. Diversos tremores secundários – considerados normais por especialistas após tremor de grande magnitude – também foram reportados na região, o mais intenso de 6,2.

A Marinha do Chile afirmou que um tsunami atingiu ainda ontem algumas áreas no norte do país, mas não deu detalhes dos danos provocados. Estimou-se que a onda chegou 2 metros de altura. A Marinha ainda disse que a maré aumentou em um intervalo de 1,58 a 1,8 metro, segundo monitoramento.

As principais cidades costeiras do norte do Chile foram esvaziadas. Os alarmes soaram no Equador e no vizinho Peru, onde o terremoto foi sentido com força e as principais cidades do sul foram isoladas.

O serviço de emergência chileno disse, também, que estradas foram bloqueadas por deslizamentos de terra causados pelo evento. O governo chileno confirmou duas mortes e três pessoas gravemente feridas.

“Pedimos aos cidadãos de todo o país para deixarem 100% das áreas costeiras… Não temos sérios danos nas casas… Não há nenhuma tragédia envolvendo pessoas”, disse a repórteres o subsecretário do Interior, Mahmud Aleuy.

A mídia local relatou falta de energia e congestionamentos em algumas estradas à medida que as pessoas tentavam fugir para zonas mais seguras, em meio à chegada das primeiras ondas a Iquique, uma cidade portuária importante para a exportação de cobre. Foram registrados saques nas regiões sem energia elétrica. As Forças Armadas ficaram de prontidão devido aos saques e à fuga de 300 detentas durante a confusão do terremoto.

Segundo o US Geological Survey (centro de pesquisa em terremotos dos EUA), o tremor ocorreu relativamente perto da superfície, a cerca de 44 km de profundidade, às 18h46 no horário local, 99 km a noroeste do porto de Iquique, próximo à fronteira com o Peru.

Em 2010, um tremor de 8,8 também no Chile deflagrou um tsunami que causou danos a diversas cidades litorâneas do país e matou centenas de pessoas.

Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: