Governo de São Paulo inaugura oito novos centros de ensino para Jovens e Adultos com horário flexível | Diário Regional

Governo de São Paulo inaugura oito novos centros de ensino para Jovens e Adultos com horário flexível

01/04/2014 15:11
Print Friendly

Modelo é voltado aos estudantes maiores de 18 anos que querem voltar a estudar. Foto: ArquivoPara ampliar ainda mais as oportunidades de acesso à sala de aula, a Secretaria da Educação de São Paulo acaba de inaugurar mais oito unidades do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA). São agora, no total, 31 em funcionamento. O modelo é voltado aos estudantes maiores de 18 anos que querem voltar a estudar ou por não terem tido acesso à escolarização na idade certa ou por terem interrompido os estudos.

As novas unidades estão instaladas em cidades da Região Metropolitana de São Paulo, no Vale do Paraíba e nas regiões de Araçatuba, Barretos, Bauru e Sorocaba.

Levantamento feito com 70 mil alunos matriculados nos CEEJAs identificou que essas unidades com carga horária de aulas flexível favorecem o retorno das mulheres às salas de aula. Do total pesquisado, seis em cada dez (60%) são do sexo feminino. A pesquisa mostra ainda que a maioria dos participantes – homens e mulheres – tem tripla jornada (trabalho, filhos e estudo), já que além de estudar 43% estão com emprego formal (19% informal) e 44% têm de um a dois filhos.

No ato da matrícula, o aluno recebe o material de ensino e é orientado a criar um plano de estudos. Sempre que sentir necessidade, pode recorrer ao CEEJA para tirar dúvidas presenciais com professores que ficam à disposição na unidade e ainda tem a possibilidade de marcar as provas de cada disciplina, conforme data em que for melhor para ele.

“Os centros auxiliam os que estão em busca de realização pessoal e também profissional. Para as mulheres representa a garantia da igualdade social e no mercado de trabalho. Muitas afirmam que a maternidade foi um dos incentivos para a volta aos estudos, para ajudar no processo educativo das crianças e ao mesmo tempo ter novas oportunidades na carreira”, afirma a diretora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria, Merthila Larcher de Moraes.

Outros dados do levantamento mostram que 34% estavam afastados das escolas havia 11 anos antes da matrícula nos CEEJAs e 13% pararam de estudar por causa dos filhos. Já as novas oportunidades que surgem com os estudos foi o motivo do retorno para 27% dos entrevistados.

Balanço da Secretaria mostra que, em média, nove jovens e adultos por hora conquistaram diplomas no Ensino Fundamental e Médio após voltarem a estudar na rede estadual paulista de SP. Os dados são de 2013 e referentes aos formados tanto nos CEEJAs quanto nas salas regulares de Jovens e Adultos (81,3 mil formados no ano passado).

Os CEEJAs estão com matrículas abertas. Os interessados podem procurar o centro mais próximo e efetuar o cadastro.

Cidade Unidade
Americana CEEJA Professora Alda Marangoni França
Avaré CEEJA Avaré (novo)
Barretos CEEJA de Barretos (novo)
Bauru CEEJA Presidente Tancredo Neves
Bebedouro CEEJA Professor Hernani Nobre
Botucatu CEEJA de Botucatu
Campinas CEEJA Professora Jeanette Andrade Godoy Aguila Martins
Campinas CEEJA Paulo Decourt
Caraguatatuba CEEJA de Caraguatatuba (novo)
Guarujá CEEJA de Guarujá
Jaú CEEJA de Jaú
Lins CEEJA de Lins (novo)
Marília CEEJA Professora Sebastiana Ulian Pessini
Miracatu CEEJA de Miracatu
Mogi das Cruzes CEEJA de Mogi das Cruzes (novo)
Penápolis CEEJA Penápolis (novo)
Piracicaba CEEJA Professor Antonio José Falcone
Piraju CEEJA de Piraju (novo)
Poá CEEJA de Poá (novo)
Praia Grande CEEJA Max Dadá Gallizzi
Presidente Prudente CEEJA de Presidente Prudente
Registro CEEJA Ricardo José Poci Mendes
Ribeirão Pires CEEJA Professor Valberto Fusari
Ribeirão Preto CEEJA Professora Cecilia Dultra Caram
São Paulo CEEJA Dona Clara Mantelli
Santos CEEJA Professor Archimedes José Bava
Santos CEEJA Professora Maria Aparecida Pasqualeto Figueiredo
São José dos Campos CEEJA de São José dos Campos

 

Sorocaba CEEJA Prof. Norberto Soares Ramos
Taubaté CEEJA Monsenhor Cícero de Alvarenga
Votorantim CEEJA de Votorantim

 

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Mais informações à imprensa: (11) 3218-2061 |(11) 3218-2020

Palavras-chave:


3 Comentários

  • Consigo fazer a matrícula sem registro de nascimento

  • Claudete

    Gostaria de terminar os estudo terminei o fundamental. Mais gostaria de concluir o médio .moro em São Mateus onde tem um ceeja próximo pode ser são Mateus são bernardo ou santo André

  • adalicio da silva

    Eu tenho 33 anos eu parei de estuda na teceira sere e quero estuda mais nao posdo ir pra escola pois eu trabalho e nao da tempo quero estuda em casa como eu fasso?

Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: