Acervo da Pinacoteca de São Caetano recebe novas doações | Diário Regional

Acervo da Pinacoteca de São Caetano recebe novas doações

01/04/2014 8:21
Print Friendly

Artista plástica Dolores Branco (à esquerda) posa para a foto ao lado de Sonia Xavier (centro), presidente da Fundação Pró-Memória, e Neusa Scaléa, coordenadora da Pinacoteca Municipal. Foto: Ari Tonon/FPMA artista plástica Dolores Branco fez a doação, ontem (31), de 19 trabalhos de diversos artistas para a Fundação Pró-Memória de São Caetano, por meio da Pinacoteca Municipal. Uma das obras é uma xilogravura de Paulo Menten, renomado gravurista, pintor, desenhista e professor, que teve um ateliê em São Caetano. Entre as outras, estão dez gravuras de Ângela Parra, três xilogravuras da própria Dolores, três gravuras em metal de José Luiz Neia Martini, uma gravura em metal de Letícia Marques e uma xilogravura de Bhall Marcos. Todos os artistas cujas obras estão sendo doadas receberão uma cópia do documento de doação.

Dolores foi recebida pela presidente da Fundação Pró-Memória, Sonia Xavier, e pela equipe da Pinacoteca. A artista visitou o Ateliê Pedagógico e também o salão expositivo. Durante a doação,  contou que conheceu Menten em 1959, quando veio para São Caetano  e começou a ter aulas de desenho com ele. Daí nasceu uma relação que durou 33 anos, até a morte de Menten em 2011.

“Apesar de termos morado por mais de 30 anos em Londrina, nossas raízes, nossa história ainda está em São Caetano, por isso escolhi a Fundação para entregar esse material. Estou feliz por saber que as obras estarão protegidas e que estão nas mãos de uma instituição boa e organizada”, afirmou Dolores. Já a presidente da Pró-Memória afirmou que “a Fundação está muito contente e honrada por receber essas obras e que a visita de Dolores hoje só vem reforçar a seriedade do trabalho aqui realizado”.

As doações de Dolores serão armazenadas em uma reserva técnica, equipada segundo padrões internacionais de conservação, e dividirão espaço com cerca de 400 obras de outros grandes artistas, como Aldemir Martins, Hanz Grudzinski, João Suzuki, Claudio Tozzi, Gregógrio Gruber, Niobe Xandó, Sinval Correa Soares e Maria Bonomi.

Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: