Justiça aguarda STF sobre mensalão tucano | Diário Regional

Justiça aguarda STF sobre mensalão tucano

29/03/2014 9:09
Print Friendly

BELO HORIZONTE – A Justiça de Minas Gerais informou, ontem (28), que está esperando uma orientação do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o encaminhamento, para a primeira instância judicial, do processo do mensalão tucano envolvendo o ex-governador do Estado Eduardo Azeredo (PSDB).

Enquanto o comunicado não chegar, o Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, não poderá definir o rumo da ação penal. A assessoria do fórum, contudo, informou que a tendência é que o processo contra Azeredo que tramitava no STF passe a correr na 9ª Vara Criminal, onde tramita o processo original do caso, com nove outros réus.

O STF decidiu na quinta, por 8 votos a 1, enviar à primeira instância o processo contra Azeredo por peculato e lavagem de dinheiro, porque o parlamentar renunciou recentemente ao mandato de deputado federal, perdendo o foro privilegiado.

Apesar de alguns ministros do STF, como o presidente Joaquim Barbosa e o relator do processo, ministro Luís Barroso, terem interpretado que a renúncia se deu para escapar do julgamento no STF, a decisão que prevaleceu foi a do julgamento do ex-governador pela Justiça mineira.

Barbosa foi o único ministro que votou contra o envio do processo para Minas e disse que as acusações poderão prescrever para Azeredo. Se o ex-governador não for julgado em primeira instância até setembro de 2018, quando completará 70 anos, ficará livre das denúncias.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: