Cantareira bate novo recorde e tem menos de 14% de sua capacidade | Diário Regional

Cantareira bate novo recorde e tem menos de 14% de sua capacidade

29/03/2014 12:50
Print Friendly

SÃO PAULO – O sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de água de parte da região metropolitana de São Paulo, continua a bater recordes negativos. Ontem (28), o nível dele chegou a 13,8%, o mais baixo da história. Segundo dados da Sabesp, o Cantareira opera nos últimos meses em estado crítico. Para se ter uma ideia, no dia 28 de março do ano passado, o índice estava em 61,9%.

De acordo com meteorologistas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), não há previsão de chuva para hoje na região do Cantareira. A partir de amanhã, com a chegada de uma frente fria, há previsão de chuva para a região, mas ainda não dá para precisar se será chuva forte. Com a chegada do outono, que começou na semana passada, a tendência é que as chuvas sejam ainda mais escassas.

O complexo de represas do Cantareira é considerado um dos maiores sistemas de abastecimento do mundo. Somente na Grande São Paulo, ele produz 30 mil litros de água por segundo para abastecer 8,8 milhões de pessoas.

Desde o dia 10 de março, o governo de São Paulo reduziu a vazão do Cantareira para não esgotar o manancial. Para compensar a medida, nove bairros paulistanos deixaram de ser abastecidos pelo sistema e passaram a receber água dos sistemas Guarapiranga e Alto Tietê, totalizando 1,6 milhão de usuários.

O sistema do Alto Tietê também opera com 37,6% de sua capacidade. Em 1º de março, antes de começar a ajudar abastecer os bairros da capital, operava com 38,9% da sua capacidade. Já o Guarapiranga opera com 76,7 % do seu reservatório.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: