Berzoini assume articulação política do Planalto | Diário Regional

Berzoini assume articulação política do Planalto

29/03/2014 12:52
Print Friendly

BRASÍLIA – A presidente Dilma Rousseff concluiu ontem (28) sua reforma ministerial ao dar nova cara à articulação política do Planalto com a confirmação para a função do deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP), nome que conta com o aval do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ligado à ala sindical do PT, Berzoini esteve no centro do escândalo dos aloprados, revelado em 2006, acusado de integrar grupo que teria encomendado um dossiê contra o então candidato ao governo de São Paulo José Serra (PSDB).

O petista sempre negou o envolvimento no caso, mas foi afastado naquele ano do comando de campanha à reeleição de Lula, de quem foi ministro da Previdência e do Trabalho.

A reportagem apurou que, nesta semana, Berzoini foi acionado na reunião de crise convocada por Dilma logo após a divulgação pelo Ibope, no fim da manhã, de sua queda de popularidade.

A ida de Berzoini para o Planalto era cogitada desde o ano passado, mas a indefinição sobre o futuro de Ideli e a redistribuição de poderes entre Relações Institucionais e Casa Civil colocaram o plano em compasso de espera.
Segundo auxiliares presidenciais, a atuação de Berzoini na pasta será complementar a de Aloizio Mercadante.

Enquanto o primeiro ficará com tarefas ligadas à negociação diária com o Legislativo, o segundo deverá ser acionado em questões que envolverem interesses diretos de vários setores do governo. A ideia de Berzoini é se credenciar para assumir uma pasta de maior peso num eventual segundo mandato de Dilma.

Ao todo, 13 mudanças foram feitas na equipe ministerial dilmista desde o início do ano – três delas dentro do Palácio do Planalto, nas pastas da Casa Civil e da Secretaria de Comunicação Social.

A dança das cadeiras, programada para contemplar partidos aliados, acabou desencadeando uma das mais graves crises políticas entre Planalto e Congresso



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: