Rússia reafirma interesse em manter contatos com o G7 | Diário Regional

Rússia reafirma interesse em manter contatos com o G7

26/03/2014 10:41
Print Friendly, PDF & Email

SÃO PAULO – A Rússia deixou claro ontem (25) que tem interesse em manter contatos com o grupo dos sete países mais ricos (G7) depois que os chefes de Estado e de governo do organismo internacional encenassem ontem a ruptura do diálogo com Moscou pela anexação da Crimeia.

“A parte russa segue disposta a fazer contatos (com o G7) em todos os níveis, incluindo o mais alto. Estamos interessados nesses contatos”, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Além disso, disse que a cooperação entre Moscou e esses países continua “em nível de especialistas” e acrescentou que é inoportuno falar da suspensão dos preparativos para a cúpula do G8 (G7 e Rússia) na cidade russa de Sochi, que estava programada para junho.

“Na realidade, não há nada a suspender, já que após a realização dos Jogos Olímpicos (de Inverno de 2014), Sochi já estava preparada para receber a cúpula. Não houve necessidade de preparativos adicionais”, alegou Peskov.

Infraestrutura

O porta-voz assegurou que as infraestruturas de Sochi construídas a acolher a cúpula serão, de qualquer maneira, úteis para o lazer e turismo. O porta-voz presidencial afirmou que Moscou ainda não foi notificada oficialmente sobre o cancelamento de atos oficiais no marco da agenda do organismo.

O ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, considerou ontem que a possibilidade de que Rússia deixasse de fazer parte do G8 após a anexação da Crimeia não era “um grande problema” para seu país e disse que esse grupo é um “clube informal”.

Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália, Alemanha, Canadá e Japão, que integram o G7, se reuniram na véspera em Haia para decidir os próximos passos com os que vai intensificar a pressão sobre Moscou por haver-se anexado a república autônoma ucraniana da Crimeia.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: