Metra economiza 10 milhões de litros de água por ano | Diário Regional

Metra economiza 10 milhões de litros de água por ano

25/03/2014 8:15
Print Friendly

Ônibus passam por higienização completa feita com água de reúso - Foto: DivulgaçãoA ameaça da falta de abastecimento de água em São Paulo, especialmente nas regiões que são atendidas pelo Sistema Cantareira, tem mobilizado autoridades, especialistas no assunto e também a população para evitar o racionamento. Campanhas alertam para o problema do desperdício, já que o uso racional da água ainda é uma prática de poucos. Do simples fato de manter a torneira aberta durante a escovação dos dentes ao hábito de limpar a calçada com a mangueira, são muitos os costumes que contribuem para o agravamento do problema. Porém, na região do uma empresa de ônibus dá um bom exemplo.

A Metra Sistema Metropolitano de Transportes, de São Bernardo, possui frota de 270 ônibus, que circula diariamente pelo Corredor ABD, transportando mais de 7,5 milhões de passageiros por mês. Antes de os ônibus deixarem a garagem, passam por higienização completa, incluindo a lavagem, feita pelo reúso de água.

“Essa água é devidamente tratada e reaproveitada, tanto para a lavagem dos próprios veículos, como também para a limpeza das 110 paradas de ônibus da empresa”, explicou Sueldes Pimentel, responsável pela área de gestão ambiental da Metra. Além da lavagem dos ônibus e limpeza dos terminais, a água de reúso também é utilizada para regar as plantas do Corredor ABD, por onde os ônibus circulam.

De acordo com a gestora, cerca de 30 m³ de água são tratadas por dia – ou seja, 30 mil litros. Com isso, em um ano, a empresa economiza mais de 10 milhões de litros de água limpa, quantidade suficiente para encher mais de quatro piscinas olímpicas. No local onde os ônibus são lavados, há uma estação de tratamento instalada dentro da garagem da Metra. Toda essa água passa por processo de tratamento físico-químico e de desinfecção, sob o comando de técnicos especializados. “O reúso da água, além de outras ações, faz parte das responsabilidades ambientais da empresa, trabalhando em consonância com os pilares da sustentabilidade”, pontuou.

Segundo a empresa, desde que o projeto foi implementado, em 2009, houve redução de 70% nas contas de água. A companhia também realiza outros projetos em prol do meio ambiente, como o plantio de manacás (mais de 5 mil) no Corredor ABD, reciclagem do lixo coletado nos terminais, entre outras ações.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: