Mauá utiliza fisioterapia para reduzir parto cesárea | Diário Regional

Mauá utiliza fisioterapia para reduzir parto cesárea

25/03/2014 15:30
Print Friendly

Gestantes se preparam para o parto realizando exercícios - Foto: Evandro Oliveira /PMMMAUÁ – São bastante conhecidos os benefícios do parto normal para a gestante e o bebê, já que proporcionam a recuperação mais rápida para a mãe e o melhor desenvolvimento da criança. Por esse motivo, a Secretaria de Saúde, oferece desde novembro atividades desenvolvidas por fisioterapeutas para as gestantes. Ao todo, são 60 mulheres que se preparam para a hora do parto realizando exercícios respiratórios e físicos, com movimentos de quadris, alongamento e relaxamento, além de realizar o pré-natal nas unidades básicas de saúde. A meta da secretaria é ampliar esse tipo de atendimento.

Consideradas extremamente prazerosas pelas praticantes, as atividades não têm contraindicação e só deixam de ser realizadas por recomendação médica. Com 36 semanas de gestação, Elisabete de Lima, 32 anos, se prepara para a chegada de Sofia, sua segunda filha. “Como pretendo ter outro parto normal porque a recuperação é mais rápida e quero ficar o máximo de tempo com o bebê, considero os exercícios muito especiais”, afirmou Elisabete.
As futuras mamães são atendidas pelas fisioterapeutas Priscila Berner e Erlaine Alvernaz, que fazem aferição de pressão arterial antes, durante e após a sessão, para acompanhamento. “As alterações na pressão podem afetar o bebê”, pontuou Priscila.

A fisioterapeuta explica que o exercício preferido é o que usa a bola suíça, comum na prática da modalidade Pilates, e as sessões ocorrem, com fundo musical suave e relaxante, para colaborar nos exercícios respiratórios.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: