PT é o partido que mais elegeu vereadores | Diário Regional

PT é o partido que mais elegeu vereadores

23/03/2014 7:45
Print Friendly, PDF & Email

Bancada petista já chegou a ter oito vereadores. Foto: ArquivoLevantamento realizado pela Câmara de Diadema revela que 50 cadeiras foram ocupadas pelos petistas desde a primeira legislatura, em 1960. Ao todo, 20 partidos tiveram vereadores eleitos na cidade. Em segundo lugar está o MDB/PMDB, com 38 vereadores e, em terceiro, a extinta Arena, com 21 parlamentares.  “Existe tendência muito peculiar em Diadema. A pesquisa apontou que 28% da população prefere votar no PT”, destacou o vereador e líder da bancada petista na Câmara, Josemundo Queiroz, o Josa (PT), ao destacar que na década de 1990 o partido tinha 40% da preferência dos munícipes.

Além dos vereadores, o PT ocupou a prefeitura da cidade por cerca de 30 anos. “Isso acaba contribuindo para que sempre consigamos eleger bancadas grandes. Já chegamos a ter oito vereadores na bancada”, ressaltou Josa, que acredita que mesmo com a derrota na eleição para o prefeito Lauro Michels (PV), a cidade ainda tem relação muito forte com o partido.

Atualmente a bancada petista é composta por seis vereadores. O PT ocupou suas primeiras cadeiras no parlamento em 1983, logo após a criação do partido. Na sequência do ranking está o PSDB, que ocupou 19 cadeiras em 13 legislaturas, com os primeiros vereadores eleitos em 1988. A sigla é seguida de perto por PSB e PTB, com 18 parlamentares cada um.

O sétimo maior partido da cidade neste quesito foi o PV, com oito cadeiras, partido do atual prefeito. Os extintos Partido Trabalhista Nacional (PTN) e Partido Social Progressista (PSP) tiveram seis vereadores cada, assim como o PDT. Em décimo primeiro, aparece o PPS, com cinco parlamentares no período, seguido por PR, com quatro, e PCdoB, PMN e o extinto Partido Republicano Trabalhista (PRT), com três cadeiras cada.

O 16º e 17º da lista são PRB e Partido Trabalhista Renovador (PTR), que elegeram dois vereadores cada. Finalizam o ranking, os nanicos PSDC, PDS e PSC, que tiveram um parlamentar cada nas 13 legislaturas. O PTN só teve representantes na primeira legislatura, entre 1960 e 1963. Já o PSP conseguiu eleger vereadores nas duas primeiras legislaturas (1960-1963 / 1964-1969). O PRT teve três cadeiras apenas entre 1964 e 1969.

Polarização

Coincidindo com o período do golpe militar, a Arena polarizou a terceira e quarta legislaturas com o MDB e perdeu força no quinta. Dos 13 eleitos para o mandato de 1969 a 1973, 11 eram do partido, que apoiava do golpe militar, e apenas dois eram do MDB. Na legislatura seguinte, a quarta, já houve um equilíbrio: sete vereadores eram da Arena e seis do MDB. O fim da Aliança Renovadora Nacional, pelo menos na Câmara de Diadema, aconteceu entre 1977 e 1983, quando o partido elegeu apenas três nomes.

O PMDB teve representante em 11 das 13 legislaturas da Casa. Ficou de fora apenas nas duas primeiras, dominadas pelos extintos PSP e PTN. Em seguida vem o PT, em oito legislaturas, seguido por PSDB e PSB, que tiveram vereadores em sete, e PTB, em seis legislaturas. O PDT esteve representado em cinco mandatos. Já o PCdoB, o PV e a Arena, em três.  PPS, PMN e PRB tiveram cadeiras em dois períodos, enquanto PDS, PRT, PTR, PSC, PSDC e PR elegeram parlamentares em apenas uma oportunidade.

O DEM – antigo PFL – jamais conseguiu eleger um vereador em Diadema, assim como os nanicos PTC, PTdoB, PP; PSTU, PCB, PHS; PCO, PSL, PSol, PSD e PPL. O PRP nunca elegeu um candidato na cidade, mas o vereador Milton Capel (PV), eleito pelo PPS, migrou para a legenda na 10ª legislatura.

 

Palavras-chave:


1 Comentário

  • marco antonio

    E POR ISSO QUE DIADEMA ESTA NESSA MERDA TRINTA ANOS NO PODER E DIADEMA CONTINUA SENDO A MAIOR FAVELA.

Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: