Papa nomeia vítima de abuso para comissão sobre pedofilia | Diário Regional

Papa nomeia vítima de abuso para comissão sobre pedofilia

23/03/2014 7:39
Print Friendly

 Francisco nomeou Marie Collins, abusada na infância. Foto: ArquivoO papa Francisco nomeou a irlandesa Marie Collins, 66, abusada sexualmente na infância por um padre, para uma das oito vagas na nova comissão para proteção de crianças e adolescentes da Igreja Católica.Segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, o grupo será responsável pelas diretrizes de outra comissão, que avaliará a reação da instituição aos casos de pedofilia com o envolvimento de sacerdotes.

Collins é uma das principais ativistas contra o abuso sexual cometido por padres no mundo. Outro membro conhecido é o arcebispo de Boston, cardeal Sean Patrick O’Malley, um dos pioneiros no combate aos casos de pedofilia na Igreja Católica.

Em 2011, O’Malley divulgou documentos que mostraram como sua arquidiocese encobriu o abuso sexual cometido por padres. O outro religioso é o padre argentino Humberto Miguel Yáñez, amigo do papa Francisco.

Em comunicado, Federico Lombardi disse que a proteção das crianças é uma das prioridades da Igreja Católica e do pontífice. “Olhando para o futuro, mas sem esquecer o passado, a comissão terá a tarefa de promover a proteção dos m­­­­a­­­­­­is jovens”.

Segundo Lombardi, isso inclui processos contra os abusadores, uma campanha sobre a exploração sexual infantil e a definição dos deveres civis e clericais da Igreja Católica em relação à pedofilia.
A comissão foi anunciada em meio às críticas de organizações de direitos humanos e da ONU em relação à atuação da Igreja sobre abusos sexuais cometidos por padres. Para os ativistas, a instituição encobriu os crimes.

Em janeiro, o Vaticano disse à Comissão de Direitos da Criança da ONU que expulsou mais de 400 padres acusados de pedofilia. Semanas depois, o órgão das Nações Unidas divulgou um relatório pedindo que os religiosos fossem levados à Justiça.

Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: