Cérebro de Bellini é doado à USP para estudo | Diário Regional

Cérebro de Bellini é doado à USP para estudo

22/03/2014 5:37
Print Friendly

SÃO PAULO – Idolatrado como exemplo para jogadores de futebol, Bellini, que morreu na última quinta-feira (20) aos 83 anos, em decorrência de insuficiência respiratória, será avaliado para servir de parâmetro a outros atletas. A família do ex-zagueiro doou o cérebro dele ao Banco de Encéfalos Humanos da Universidade de São Paulo (USP), que estuda neuropatologias.

Foi um pedido do neurologista Ricardo Nitrini. Pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), ele quer descobrir se Bellini realmente sofreu de mal de Alzheimer por 17 anos, como se acreditava, ou se foi vítima de doença que estaria se manifestando em jogadores de futebol. Existe a suspeita de que, na verdade, Bellini tivesse encefalopatia traumática crônica (CTE, na sigla em inglês), conhecida como síndrome do pugilista por ser diagnosticada em ex-lutadores de boxe. Seu corpo será enterrado hoje em sua cidade natal, Itapira, a 164 km da Capital.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: