Brasileiro é nomeado representante especial junto à Liga Árabe | Diário Regional

Brasileiro é nomeado representante especial junto à Liga Árabe

19/03/2014 9:32
Print Friendly, PDF & Email

JERUSALÉM – Marco Antonio Diniz Brandão, embaixador do Brasil no Cairo, foi acreditado como representante especial junto à Liga Árabe, em um gesto político que aproxima o país do bloco. É a primeira vez que um embaixador brasileiro recebe essa função. “Minha designação torna a posição do Brasil mais forte”, disse Brandão em entrevista à reportagem, por telefone.

A representação do Brasil no Cairo já tem, tradicionalmente, o papel de estreitar os laços e afinar as políticas com nações árabes. A nomeação do embaixador Brandão, que acumulará as funções, formaliza o ofício.

A Liga Árabe, criada em 1945, reúne 22 países. O Brasil tem embaixadas em 17 deles, e o comércio com o bloco tem crescido -de US$ 4,9 bilhões, em 2002, para US$ 25,4 bilhões em 2013.

O Brasil tem papel-chave na relação regional com essas nações, coordenando a posição sul-americana por meio do fórum Cúpula América do Sul-Países Árabes.

Bilateralmente, o Brasil propôs à Liga Árabe um memorando de entendimento que prevê negociações periódicas para temas técnicos e políticos e, eventualmente, cooperação econômica. O texto, em mãos da liderança árabe, aguarda aprovação.

“O Brasil é hoje um ator na área internacional, e o Oriente Médio nos interessa por diversos motivos”, afirma o embaixador. “Inclusive pela comunidade de origem árabe que vive hoje no país.”



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: