Blatter dá início à campanha de reeleição à presidência da Fifa | Diário Regional

Blatter dá início à campanha de reeleição à presidência da Fifa

18/03/2014 8:31
Print Friendly

ZURIQUE – Joseph Blatter, 78, abre porta, fecha porta e caminha de um lado para o outro no andar superior do edifício da Fifa em Zurique, na Suíça. Embora não admita, o presidente da entidade já deu início à campanha que pode levá-lo ao quinto mandato.

A semana de reuniões dos comitês do órgão que controla o futebol mundial é o último grande evento político do mandatário antes do congresso da Fifa, em junho, prazo dado por ele como final para o anúncio de que vai ou não concorrer à eleição de 2015.

Desde ontem (17) até sexta-feira, quando o comitê executivo se reúne, Blatter terá encontros diários com membros votantes ou representantes das 207 federações nacionais que escolherão o próximo presidente. Porém, os encontros dos comitês da Fifa também serão território para as articulações políticas dos seus mais prováveis oponentes no pleito.

O francês Michel Platini, 58, mandatário da Uefa, a federação europeia de futebol, e maior obstáculo à reeleição de Blatter, integra três dos comitês que se reúnem esta semana: de desenvolvimento, organizador da Copa do Mundo e executivo.

Afiliado político do atual presidente da Fifa, o dirigente se distanciou do padrinho devido à demora no andamento da fila de sucessão e tem planos de lançar a candidatura durante ou logo após o Mundial deste ano. Nos últimos meses, Blatter tem tentando a reaproximação com Platini. O suíço passou a elogiar o francês e a classificá-lo como melhor nome para dirigir a entidade após seu adeus ao cargo.

O esfriamento das tensões, muitas vezes públicas, entre os mandatários da Fifa e da Uefa foi simultânea ao lançamento da candidatura de Jérôme Champagne. Também francês e antigo aliado de Blatter, o ex-secretário-adjunto e ex-diretor de relações internacionais da Fifa anunciou em janeiro que vai disputar o pleito e se apresentou como terceira via em eleição até então bipolarizada.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: