ABC já vacinou 17% das meninas entre 11 e 13 anos contra o HPV | Diário Regional

ABC já vacinou 17% das meninas entre 11 e 13 anos contra o HPV

18/03/2014 8:00
Print Friendly, PDF & Email

ABC – Em uma semana, o ABC vacinou 8,4 mil meninas entre 11 e 13 anos de idade contra o Papilomavírus humano (HPV), causador do câncer de colo de útero . O número corresponde a 17,3% da meta que prevê imunizar 48,3 mil adolescentes na região. No Estado, a campanha já alcançou 186.727 garotas, 23% do total de 808,3 mil que devem receber a dose. O balanço parcial foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde com base nos dados informados até a manhã de ontem (17) pelas salas de vacinação em todo o Estado. A campanha segue até o dia 10 de abril.

Além dos cerca de 5 mil postos de saúde que funcionam das 8h às 17 horas, a vacinação deve ocorrer em escolas, a critério de cada município. A Secretaria recomenda que as adolescentes ou seus pais ou responsáveis consultem a direção das unidades de ensino onde estudam para saber se haverá vacinação no local.

Este ano, o esquema vacinal será destinado às adolescentes com 11, 12 e 13 anos de idade e deve ser divido em três etapas. A segunda dose da vacina deve ser aplicada seis meses após a primeira. Já a terceira dose, que funciona como reforço, deve ser aplicada cinco anos após o início do esquema de imunização. A recomendação é de que as adolescentes levem a caderneta de vacinação aos postos.

Em 2015, a vacina contra o HPV será destinada às meninas entre 9 e 11 anos e também será dividida em três etapas. A partir de 2016, a vacina passará a ser aplicada nas meninas com 9 anos de idade. “A inclusão da vacina contra o HPV no calendário de imunização do SUS é uma importante medida para reduzir a transmissão do papilomavírus humano”, afirmou a médica e diretora de imunização da secretaria, Helena Sato



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: