3 ª MOSTRA ECOFALANTE de Cinema Ambiental em Março | Diário Regional

3 ª MOSTRA ECOFALANTE de Cinema Ambiental em Março

18/03/2014 8:51
Print Friendly

A edição  deste ano  traz mais  de 60 filmes   de 30 países - Foto: DivulgaçãoDe 20 a 27 deste mês, os paulistanos poderão conferir longas, médias e curtas metragens focados na temática ambiental, oriundos de mais de 30 países, grande parte deles inéditos no Brasil. Os filmes, classificados nas temáticas cidades, campo, economia, energia e povos e lugares, abordam questões como energia nuclear; o uso de animais como cobaias; organismos geneticamente modificados; urbanismo e a vida nas grandes cidades; extração de recursos naturais por grandes corporações e suas consequências para o meio ambiente e para comunidades; localidades remotas e a dificuldade cada vez mais premente de manter tradições junto às novas gerações que querem ganhar o mundo e frente aos dilemas impostos pelas transformações do meio ambiente.

A abertura acontece no dia 20, com a exibição do filme Blackfish – Fúria Animal, um dos destaques da Mostra, no Reserva Cultural às 20h30, que será lançado em DVD e Blu Ray no Brasil pela Paramount. A mostra traz a oportunidade de assistir na telona o polêmico filme que conta a história de Tilikum, a principal baleia orca do parque temático SeaWorld, em Orlando, nos EUA, responsável pela morte de três pessoas.

Outros destaques da Mostra Contemporânea estão os documentários Sinfonia do Solo de Deborah Koons Garcia, viúva de Jerry Garcia do grupo Grateful Dead, Figurões (Big Men) de Rachel Boyntontem e produção executiva de Brad Pitt, inédito no Brasil, A Síndrome de Veneza de Andreas Pichle, entre outros. Os filmes de ficção também estão presentes, entre eles Terra da Esperança” de Sion Sono, primeiro longa-metragem de ficção japonês inspirado no desastre nuclear de Fukushima, e A Quinta Estação de Peter Brosens e Jessica Woodworth, os diretores já foram premiados em Veneza com Khadak(2006) e foram selecionados em Cannes com Altiplano (2009).

“A Mostra entra em sua terceira edição se consolidando em São Paulo como espaço para conferir produções de várias partes do mundo que marcam presença inclusive em grandes festivais de cinema. Estes filmes, inéditos em sua maioria no Brasil, não entram em circuito depois, salvo algumas exceções. É uma oportunidade única de assistir a estas produções. É também um espaço para promover o debate e a reflexão sobre questões do nosso dia a dia,” diz Chico Guariba, diretor da 3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.

Os filmes da 3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental serão exibidos em sete salas do circuito de cinema da cidade: Reserva Cultural, Cine Livraria Cultura, Museu da Imagem e do Som (MIS), Cine Olido, Centro Cultural São Paulo, Cinusp Maria Antônia e Matilha Cultural. Além das exibições dos filmes, a Mostra promoverá debates com vários realizadores de diferentes nacionalidades. Toda a programação é gratuita (exceto no Centro Cultural São Paulo, que cobra taxa de manutenção de R$ 1).

A Mostra oferece ainda um aplicativo gratuito para Android e iPhone, onde poderá ser acompanhada toda a programação. O aplicativo foi produzido pela empresa franco brasileira Ambientic. As redes da Mostra são: ecofalante.org.br/mostra; facebook.com/mostraecofalante; @MostraEco;instagram.com/mostraecofalante.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: