Aeronave desaparecida foi desviada de forma deliberada | Diário Regional

Aeronave desaparecida foi desviada de forma deliberada

16/03/2014 7:30
Print Friendly, PDF & Email

Após uma semana de buscas pelo Boeing da Malaysia Airlines que desapareceu na rota Kuala Lumpur-Pequim, o premiê da Malásia reforçou ontem (15) a possibilidade de que o avião tenha sido desviado por sequestradores. Segundo Najib Razak, é possível afirmar com “alto grau de certeza” que o sistema de comunicação foi desligado antes que o avião atingisse a costa leste da Malásia.

A aeronave então voou por mais sete horas, de acordo com sinais captados por satélites. “Estas foram ações deliberadas de alguém no avião”, disse o premiê, que evitou dizer de maneira categórica que seria obra de sequestradores. Afirmou estar “olhando todas as possibilidades”.
Outra hipótese é que o avião teria sido jogado no mar por um membro da tripulação, em ato de suicídio. Horas antes da entrevista do premiê, funcionários do governo da Malásia envolvidos na investigação, falando de forma anônima, foram mais assertivos ao dizer que a suspeita de sequestro deixou de ser só uma teoria. “É conclusivo”, disse uma fonte à agência de notícias Associated Press.

O que levou a isso são os sinais de que o sistema de comunicação foi desativado de propósito, e não de forma acidental.O funcionário disse que o motivo de um suposto sequestro é desconhecido e que não foram feitas exigências. O modo como o voo saiu da rota, para escapar de radares civis, leva os investigadores a crer que só alguém com experiência em pilotagem seria capaz de fazer esse desvio.

Com base em indicações de satélites de que o avião foi desviado para o oeste, o premiê da Malásia disse que o foco das buscas deixa de ser o mar do Sul da China e passa a ser dois “corredores”. Um ao norte, da Tailândia à fronteira entre o Cazaquistão e o Turcomenistão, o que levantaria a hipótese de que o avião poderia ter caído em terra ou até pousado. Outro ao sul, da Indonésia ao oceano Índico.

Uma falha mecânica ou erro do piloto parecem estar descartados como motivo do desaparecimento. “As autoridades malasianas mudaram o foco da investigação para a tripulação e os passageiros a bordo”, disse Razak.

Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: