Sabesp reduz fornecimento para S.Caetano pela 2ª vez | Diário Regional

Sabesp reduz fornecimento para S.Caetano pela 2ª vez

14/03/2014 10:43
Print Friendly, PDF & Email

Campanha de conscientização promovida pelo DAE conseguiu reduzir consumo em 18% - Foto: Divulgação/PMSCSPela segunda vez este ano, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) vai reduzir o volume de água que é vendido por atacado para cidades abastecidas pelo Sistema Cantareira, entre elas, São Caetano. Segundo a empresa, a redução atende determinação da Agência Nacional de Águas (ANA) e Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), que exigiu a redução em 15,5% da vazão captada do sistema – passando de 33 m³/s para 27,9 m³/s – e por isso o volume repassado vai cair na mesma proporção. Em 06 de fevereiro, a empresa já havia reduzido em 20% o fornecimento para as cidades abastecidas pelo sistema – que atualmente está com 15,6% de capacidade.

Segundo o Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano, a redução não será sentida pelos consumidores, uma vez que a campanha Consumo Consciente conseguiu diminuir o consumo em 18%, 100 litros por segundo a menos, evitando um possível racionamento. De acordo com o diretor geral do DAE/SCS, Welington Kalil, a Sabesp já havia proposto a redução de 20% no volume de entrega em reunião no começo de fevereiro.

“Acatamos a iniciativa e começamos a trabalhar. A operação não aconteceu de uma vez só. A diminuição da vazão de água vem acompanhando a redução da demanda. Este tempo foi essencial para que pudéssemos colocar a campanha na rua ao longo do mês passado. Assim, conseguimos atingir níveis de evolução excelentes. A nossa meta é baixar o consumo em 20% e estamos próximos disso”, observou.

Kalil atribuiu o sucesso da campanha a dois fatores: ações operacionais e de comunicação. “Todos entenderam a mensagem. Estão de parabéns, pois vêm fazendo a sua parte. O engajamento do povo de São Caetano é diferenciado. Temos de manter e seguir em frente. Para nós, cada morador é um defensor do meio ambiente. Trata-se de um recurso natural que deve ser preservado. Por isso, estamos prospectando novas ações para promover mais uma campanha abrangente no município inteiro, neste mês de março, durante a Semana da Água”, ressaltou.

A Sabesp destacou que como medida incentivadora para redução do consumo, lançou em 1º de fevereiro campanha de economia de água que concede um desconto de 30% para os consumidores que reduzirem o consumo de água em 20% em relação à média dos últimos 12 meses.

Apenas com essa medida, a população atendida pelo Sistema Cantareira apresentou uma queda de 2.400 litros/s, volume suficiente para abastecer cerca 700 mil pessoas.

As demais cidades do ABC são abastecidas pelo Sistema Rio Grande, que até o momento permanece com 97,8% da capacidade. As autarquias que atendem as demais cidades – Sabesp em São Bernardo, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra; Companhia de Saneamento de Diadema (Saned), Saneamento Básico de Mauá (Sama) e Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) não souberam informar se houve redução no consumo da população.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: