Projeto 'Mosaico Literário' começa atividades em Diadema | Diário Regional

Projeto ‘Mosaico Literário’ começa atividades em Diadema

14/03/2014 10:28
Print Friendly

DIADEMA – A ação cultural Mosaico Literário – As Múltiplas Leituras da Palavra começou suas atividades na terça-feira (11) em Diadema, reunindo mulheres que leram poemas de Manuel de Barros e, a partir do contato com os versos do poeta mato-grossense, começaram bordar um painel que deverá ficar pronto no próximo dia 8 de abril.

A oficina “Trançando Palavra”, comandada pela escritora e pesquisadora Beth Ziani e pela socióloga e contadora de história Cáudia Sarro, marcou o início do projeto que vai acontecer na cidade até 16 de abril com a realização de encontros, vivências e outras ações culturais visando o incentivo à leitura e formação de novos leitores.

Beth Ziani reconhecida pesquisadora do trabalho de Guimarães Rosa, escritor que revelou a todos o universo dos sertões e das veredas de Minas Gerais, trouxe para Diadema a arte o bordado, não como meio de artesanato, mas como forma de expressão que pode representar a cultura de um povo, uma história pessoal ou a memória de uma comunidade.

A oficina acontece na Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira e terá mais quatro sessões de bordados e conversas literárias. Serão nos dias 18 e 25 deste mês e 1 e 8 de abril, na parte da tarde.

A geógrafa Helena Guesso conta que participar do primeiro módulo foi muito interessante e gratificante. “Além de ter contato com a obra de Manuel de Barros, que eu não conhecia, resgatei memórias da minha infância, quando via minha mãe e minha avó bordando. Praticar o bordado com essa nova característica é muito prazeroso e lúdico”, afirma.

O projeto Mosaico Literário foi um dos contemplados do ProAc/2013 – “Estímulo à Leitura em Bibliotecas Municipais”, iniciativa do governo do Estado. Sua vinda para Diadema foi iniciativa da Cia. Luarnoar, formada por um grupo de artistas que trabalha com a perspectiva de levar ação cultural para a população, formando novos multiplicadores autônomos e críticos.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: