Usuários andam nos trilhos após pane em trens da linha 9-esmeralda | Diário Regional

Usuários andam nos trilhos após pane em trens da linha 9-esmeralda

13/03/2014 7:00
Print Friendly

SÃO PAULO – Uma pane elétrica que durou mais de três horas parou parte da linha 9-esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na manhã de ontem (12) e causou reflexo em outros ramais, inclusive no Metrô. A linha liga Osasco (região metropolitana) ao Grajaú (zona sul) e atende a quase 500 mil pessoas por dia.

Segundo a CPTM, a pane começou às 7h10 entre as estações Cidade Jardim e Jaguaré. Por questões de segurança, todos os trens deixaram de circular nos dois sentidos até as 7h40.

As plataformas ficaram lotadas e passageiros reclamaram de atrasos de mais de uma hora. Vários deles se arriscaram e seguiram a pé pelos trilhos entre as estações Hebraica-Rebouças e Pinheiros (zona oeste), onde a espera por um táxi era de 1 h. Pouco depois, os trens passaram a operar por via única, o que atrasou as viagens.
No sentido Grajaú, por volta das 10h, os trens chegavam à estação Pinheiros a cada 30 minutos, quando o intervalo normal é de 7 minutos. No sentido oposto, o intervalo era de 15 minutos.

“Estou há uma hora na plataforma e ainda não consegui entrar no trem que, quando chega, já está lotado”, disse a analista Natana Miranda, 21.

O Plano de Apoio entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese/ônibus extras para situações de emergência) foi acionado às 7h40. Gradualmente, a operação voltou ao normal às 10h40.

A CPTM disse que foi necessário que os trens circulassem via única para que as equipes de manutenção consertassem a pane. Por questão de segurança, os usuários que desceram nos trilhos foram acompanhados por funcionários até a estação seguinte, disse a companhia.

Neste ano, em pelo menos outras duas ocasiões, passageiros andaram sobre os trilhos após falhas. Em 14 de janeiro, caminharam na linha 5-lilás do metrô. Em 5 de fevereiro, na linha 3-vermelha.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: