Escolas de Mauá têm vacinação contra HPV | Diário Regional

Escolas de Mauá têm vacinação contra HPV

13/03/2014 7:42
Print Friendly

Donisete Braga acompanhou vacinação em escolas públicas - Foto: Gil Sobrinho/PMMMAUÁ – A Secretaria de Saúde de Mauá estabeleceu estratégia de busca ativa do público-alvo da vacinação contra o HPV, levando a dose até as escolas. Ontem (12), as ações ocorreram na Escola Estadual Profª Therezinha Sartori e na Escola Municipal Cora Coralina.  As equipes das UBSs estão contatando as unidades de ensino da sua área de abrangência e estabelecendo cronograma para efetivar a vacinação. O trabalho será estendido às escolas particulares que possuam público na faixa etária de 11 a 13 anos.

O prefeito Donisete Braga acompanhou o início das atividades nas duas unidades de ensino. “Este trabalho é uma questão de prevenção em saúde. Por isso, vamos percorrer todas as escolas e nossas UBSs vão vacinar durante todo o ano para que possamos cuidar da saúde das mulheres e alcançar as metas de imunização,” afirmou Donisete. O período de campanha intensa vai até o dia 10 de abril, mas após essa data a vacina estará disponível diariamente nas Unidades Básicas de Saúde.

A secretária de Saúde, Célia Bortoletto, assegurou que “esta grande política pública de saúde nos dá a oportunidade de levarmos a vacina para todas as meninas. Os pais precisam compreender que suas filhas estão recebendo a oportunidade de ficarem livres dessa doença que já acometeu muitas mulheres.” Aproveitando a conversa descontraída com as adolescentes a secretária fez um pedido: “Nos ajudem a divulgar. Usem as redes sociais, convidem suas amigas para tomar a vacina. Só assim vocês estarão protegidas.”

Helenice Volturi de Albuquerque, 49, resolveu acompanhar a filha na escola para se inteirar de detalhes da vacinação. Após ouvir explicações afirmou, “é um bom sistema de prevenção e certamente reduzirá a ocorrência desse tipo de câncer. Ainda bem que a vacina é gratuita, pois eu não teria condições de pagar em serviço particular.”

A vacina é composta de três doses, sendo que a segunda deve ser aplicada seis meses após a primeira. Já a terceira dose ocorrerá somente após cinco anos da segunda dose. Estudos apontam que a eficácia da dose para prevenção de câncer de colo de útero foi de 98% e de 100% para as verrugas genitais. Confira o endereço das UBSs no site da prefeitura: www.maua.sp.gov.br.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: