S.André é 1ª cidade da Grande S.Paulo a ter Zona Azul paga pela internet | Diário Regional

S.André é 1ª cidade da Grande S.Paulo a ter Zona Azul paga pela internet

12/03/2014 11:15
Print Friendly, PDF & Email

Paulinho e Grana negaram que o sistema deixará o estacionamento mais caro - Foto: Diego Barros/PSAOs proprietários de mais de 360 mil veículos licenciados em Santo André ganharam uma facilidade na hora de estacionar nas 3,2 mil vagas de zona azul da cidade: o pagamento poderá ser feito pelo telefone, mensagens de texto ou aplicativo para celular. O sistema está vigente e o interessado deve se cadastrar no site www.vagainteligente.com.br. Os 157 parquímetros instalados na cidade vão continuar a fun­cionar normalmente.

O prefeito Carlos Grana (PT) apresentou a novidade na tarde de ontem (11) e negou que o preço do estacionamento sofrerá reajustes em função do novo sistema. O diretor de trânsito da cidade, Epeus Pinto Monteiro, ressaltou que o preço cobrado para estacionar o carro em vias públicas é o mesmo desde 1998, quando as vagas foram regulamentadas.

Uma diferença será notada: os motoristas que preferirem instalar o aplicativo nos celulares com Android, Windows ou Apple não terão um tíquete para colocar no painel dos carros, já que os fiscais vão verificar se o estacionamento foi devidamente pago e está dentro do tempo por meio da placa. Os interessados devem fazer uma recarga a partir de
R$ 10 no momento do cadastro, valor que servirá para o pagamento do estacionamento. O tempo máximo de permanência continuará a ser duas horas.

Santo André é a primeira cidade do ABC e da região metropolitana a oferecer o pagamento por celular. “Paris, inclusive, vai ter (esse sistema) somente no ano que vem”, vislumbrou Grana sobre o aplicativo. No Estado, Araraquara, Pin­damonhangaba e São Carlos que já aderiram ao estacionamento digital.

O município arrecada em torno de R$ 350 mil mensais com a cobrança de vagas em espaços públicos, sendo que 52% desse valor é destinado ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e o restante passa para a empresa administradora, a Estapar. Até o fim do ano, a prefeitura espera criar mais 600 vagas, em especial no Bairro Jardim e Vila Bastos, além de ampliar a regulamentação na Vila Assunção.

Frota

Entre carros, caminhonetes e utilitários, Santo André contabiliza 363 mil veículos licenciados em 2012. A frota chega a 1,1 milhão de unidades somando os sete municípios, sem contabilizar caminhões, motocicletas e ônibus.

 



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: