Produção industrial cresceu 2,9% em janeiro | Diário Regional

Produção industrial cresceu 2,9% em janeiro

12/03/2014 9:47
Print Friendly, PDF & Email

RIO – Os dados da indústria em janeiro trouxeram dois alentos: melhor ritmo de produção em relação ao dezembro de 2013 (alta de 2,9%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE) e a retomada dos investimentos – a produção de bens de capital (máquinas, equipamentos, caminhões e outros) subiu 10% sobre dezembro.

O resultado de janeiro superou a média das previsões dos analistas, que esperavam alta de 2,5%. A melhora se deve à redução dos estoques de importantes setores, especialmente o de veículos.

Esses fatos positivos, entretanto, contrastam com o cenário turvo que se desenha para 2014. André Macedo, gerente do IBGE, destacou que a indústria não recuperou a perda de novembro e dezembro e opera 4% abaixo do seu pico, em maio de 2011.

Em relação a janeiro de 2013, houve queda de 2,4% na produção, e o indicador dos últimos 12 meses saiu da alta de 1,2% em dezembro para uma expansão de 0,5% em janeiro.

Famílias

Para Macedo, os problemas no caminho da indústria são o consumo das famílias em ritmo menor e o cenário internacional “não muito favorável” às exportações brasileiras – em especial à Argentina. Apesar da valorização do dólar, ainda ocorre grande penetração de produtos importados, competindo com vários setores da indústria, segundo o técnico do IBGE.

Mesmo com o alento da alta nos investimentos – só bens de capital tiveram desempenho positivo na comparação com janeiro de 2013, de 2,5% –, o crescimento da categoria não recupera a perda de 15% no acumulado de novembro e dezembro.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: