PMDB, PTB e PR puxam derrota do governo na Câmara | Diário Regional

PMDB, PTB e PR puxam derrota do governo na Câmara

12/03/2014 12:30
Print Friendly

BRASÍLIA – Alinhados com a oposição, PMDB, PTB e PR puxaram na noite de ontem (11) a derrota do governo na votação da Câmara dos Deputados que criou comissão externa para acompanhar eventuais investigações sobre a suspeita de que a holandesa SBM Offshore, que aluga plataformas flutuantes a companhias como a Petrobras, teria pago suborno a empresas em vários países, incluindo Brasil.

Os três partidos governistas fazem parte do “blocão” criado por sete partidos governistas e um oposicionista insatisfeitos com o Palácio do Planalto, que prometem dificultar a vida do governo em votações no Congresso, especialmente na Câmara. O deputado petista Francisco Praciano (AM) também “traiu” o governo e votou pela aprovação da comissão, que contou com 267 votos a favor, 28 contrários e 15 abstenções.

No PMDB, 62 deputados votaram e apenas três ficaram em abstenção: Francisco Escórcio (PMDB-MA), ligado ao senador José Sarney (PMDB-AP), a deputada Marinha Raupp (PMDB-RO), mulher do presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), e Silas Brasileiro (PMDB-MG).

O Planalto tem isolado o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), que se tornou porta-voz dos insatisfeitos. Em reunião na tarde de ontem, aprovaram moção de apoio a Cunha, para antecipar a convenção do partido a fim de discutir a aliança com o PT e uma reação ao governo.

Outro insatisfeito com o governo pela falta de liberação de recursos para obras apadrinhadas por congressistas no orçamento, o PTB votou unanime para criar a comissão. A bancada deu 16 votos.

Entre os 25 votos do PR, apenas Anthony Garotinho (RJ) votou abstenção. O PSC também deu seus nove votos para criar a comissão. PSD, PP, PROS e PDT ficaram rachados, mas a maioria votou a favor do governo.

A comissão para investigar a Petrobras não tem poder de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) como quebra de sigilos e convocação de testemunhas, mas vai elaborar relatório sobre as denúncias envolvendo a empresa.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: