Grana pretende melhorar relação com o PTB | Diário Regional

Grana pretende melhorar relação com o PTB

11/03/2014 14:03
Print Friendly, PDF & Email

Carlos Grana quer “desbloquear o diálogo” com os três parlamentares do partido - Foto: ArquivoO prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), confirmou que vai apostar em diálogo com PTB, partido que desempenhou papel opositor ao longo do ano passado e era a sigla do ex-prefeito Aidan Ravin, hoje filiado no PSB. A informação foi adiantada na semana passada pelo secretario de Relações Institucionais e Projetos Especiais, Tiago Nogueira (PT).

Petebistas, os vereadores Coronel Edson Sardano, Luiz Zacarias e Roberto Rautenberg estão na lista de proximidade, sem que o objetivo seja aumentar o número de vereadores na sustentação. “Não é exatamente trazê-los para a base aliada, mas desbloquear o diálogo”, disse Grana. O poder Executivo contabiliza 14 parlamentares na bancada de sustentação (PT,6; PRP, 1; PMDB, 2; Pros,2; DEM, 1; SDD, 1; e PRB,1). São 21 políticos atuantes no Legislativo.

Há fatos que podem ajudar na negociação, listados por Grana. O militar reformado trabalhou na última gestão de Celso Daniel (PT) como secretário de Segurança, Zacarias atua na Vila Palmares, mesmo bairro que o petista cresceu, e a família de Rautenberg teria uma proximidade com o vereador José Montoro Filho, o Montorinho (PT). “Existem laços históricos que nos permitem um bom diálogo”, afirmou.

O prefeito nega que a intenção seja isolar o Solidariedade na oposição, já que as declarações mais duras e críticas partem de Ailton Lima e Ivanildo Pereira Lobo, o Sargento Lobo. Uma das surpresas deste ano foi o posicionamento do vereador Evilásio Santana Santos, o Bahia (DEM), que recentemente declarou ser “Grana até debaixo d’água”. Anteriormente Bahia anunciava ter posicionamento independente.

Alianças

PT e PTB forjam alianças para a campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), em âmbito nacional. A composição estadual ainda está incerta, enquanto o presidente do PTB no Estado, o deputado Campos Machado, articula o nome de sua esposa, Marlene Campos Machado, para vice-governadora na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB), o candidato petista, Alexandre Padilha, também já demonstrou interesse em ter o partido como aliado.

Para prefeito, vereadores devem aprimorar atuação

O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), afirmou que os vereadores devem aprimorar a atuação ao explicar os vetos a dez projetos de lei encaminhados pelos parlamentares, somente este ano. “(Derrubamos) aquilo que consideramos inexequível – como por exemplo reduzir de forma abrupta a jornada de trabalho de servidores -, não dá (para aprovar)”, disse em relação à polêmica envolvendo a proposta de Ivanildo Lopes Lobo, o Sargento Lobo (SDD) de diminuir de 40 para 30 horas semanais a jornada de profissionais da enfermagem.

“Acho que o melhor é aprimorar. Alguns vereadores transformam ideias de projeto de lei em indicação e o Executivo estuda”, citou. O vereador Luiz Zacarias, por exemplo, pretende indicar à Secretaria de Saúde o mesmo teor de um projeto vetado, o que estabelece que informações sejam dispostas em braile em equipamentos públicos de saúde.

Legislativo de Santo André tem votado muitos projetos considerados inconstitucionais, em especial os que gerem custo aos cofres público ou que devam ser tratados em esferas superiores de poder. O mais recente caso foi da iniciativa aprovada por unanimidade pela Casa que proibiria o sacrifício de animais para rituais religiosos e vetado por Grana. “Fere a constituição da liberdade e manifestação (religiosa). Foi polêmico, mas a o que prevaleceu no final foi a correção da Câmara que não tinha derrubado o projeto”, comentou.



Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: