MinC pode liberar captação de recursos para Carlos Gomes dia 18 | Diário Regional

MinC pode liberar captação de recursos para Carlos Gomes dia 18

09/03/2014 7:30
Print Friendly

Tiago Nogueira disse que já está em contato com empresas parceiras. Foto: ArquivoA Prefeitura de Santo André espera que o Ministério da Cultura (MinC) autorize até dia 18 a captação de recursos financeiros de empresas privadas para revitalização do Cine Teatro Carlos Gomes, instalado no Centro da cidade. O pedido será analisado por um colegiado do ministério.

“Vamos contar com a Lei Rouanet. É a nossa expectativa”, destacou o secretario de Relações Institucionais, Tiago Nogueira (PT), ao adiantar que já está em contato com possíveis parceiras. Estima-se que a reforma do equipamento de cultura, instalado no Centro da cidade desde 1912, custe em torno de R$ 15 milhões e seja finalizada em meados de 2016.

A captação será realizada por outra empresa especializada, que receberá R$ 79,7 mil. Pela lei promulgada em 1991, empresas podem destinar até 4% do Imposto de Renda para projetos culturais devidamente autorizados pelo governo.

O prédio foi tombado em 1992 pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Paisagístico de Santo André (Comdephaapasa) e está interditado há seis anos. A gestão de Aidan Ravin (PSB, 2009-2012) começou u reforma em 2008, nunca finalizada, que foi alvo de críticas durante a campanha do prefeito Carlos Grana (PT). Movimentos culturais também se reuniram, coletaram assinaturas e fizeram atos em favor do patrimônio cultural andreense, especialmente em 2012.

Grana, inclusive, assinou Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público se comprometendo a reiniciar as obras no teatro até 30 de junho, com duração máxima estipulada em dois anos. Nogueira ressaltou a possibilidade de transformar o equipamento em uma arena multiuso para 600 lugares, revitalizar a região da rua Cesário Mota, e transformar a área em um corredor cultural. Parceria Público-Privada (PPP) não é descartada para administração do espaço.

Palavras-chave:


Comente esta matéria


Atenção! O comentário aqui postado é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Diário Regional. Comentários discriminatórios ( contra raça, sexualidade, cor, crença e outros) , que violem a lei, a moral e os bons costumes poderão ser denunciados pelos internautas , removidos ou não publicados pela redação.
%d blogueiros gostam disto: